Desistir de um relacionamento nunca é fácil. Muitas vezes a gente tenta fazer dar certo até o fim, mas tem coisas que realmente não dependem da gente. Então, aceitar que aquela relação já te entregou tudo o que ela tinha para oferecer é a única saída. O terapeuta, escritor e especialista em comportamento humano e programação neurolinguística William Sanches explica que ir embora nem sempre é um sinal de fraqueza, mas sim de inteligência.
O profissional explica que a experiência do namoro é importante para você analisar como funciona a dinâmica de você e seu parceiro como um casal. "É durante esse período que conhecemos a pessoa com quem nos relacionamos e entendemos se esse relacionamento realmente pode dar certo", reflete.
Ele também acrescenta: "Quando alguém está namorando há três anos, por exemplo, e ainda não tem certeza se essa é a pessoa com quem ela se vê no futuro, é preciso se perguntar se essa insistência no casal existe apenas de um dos lados".
O diálogo é sempre a melhor opção para lidar com qualquer questão em um relacionamento, mas nem sempre é isso que acontece. Por isso, tente ficar atento aos sinais que a outra pessoa pode estar enviando de que não existe mais um futuro para vocês.
"Alguns homens e mulheres têm dificuldade de comunicar o que estão sentindo e muitos comunicam o fim de um relacionamento de outras maneiras, como a falta de carinho, atenção, fingindo esquecimentos, atrasos e, em muitos casos, até sendo grosseiros. Nesse momento, é importante ter a clareza para encerrar um ciclo que não é mais saudável", ressalta.
Sanches acha que uma boa forma de decidir por fim se é realmente hora de dizer adeus é montar uma lista de prós e contras do relacionamento. "Esse movimento trará uma clareza enorme para entender se o melhor caminho é insistir ou desistir", garante.
Por fim, o mesmo conta que entregar o resultado dessa lista pode fazer com que você e seu parceiro entendam se há realmente como melhorar, ou se não tem mais jeito de salvar a relação. "Mostrar essas listas de prós e contras e expressar seus sentimentos e insatisfações em busca de uma melhora nessa relação, será um passo fundamental para que as coisas comecem a fluir como devem e como se espera", conclui.