![](https://static1.purepeople.com.br/articles/0/24/30/00/@/2780308-entrevistamos-quem-entende-do-assunto-pa-580x326-4.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
O batom é o item mais popular da maquiagem: não é à toa que existem até marcas de batom veganas crescendo no mercado da beleza e que o item tem um dia especial só para ele! Se antes existia apenas o batom em bala, aquele que a gente precisa girar a base para usar, hoje existem batons líquidos e em lápis, cada um com seus pontos positivos e sua maneira de usar. E para tirar proveito de cada formato da maneira certa, o Purepeople entrevistou Mariana Ávila, gerente de produto de Maybelline New York Brasil, que ensinou o modo de aplicação e, de quebra, deu dicas que servem para toda fã do item. "Se a pessoa estiver com um ressecamento que esteja com pelinha soltando, o ideal é passar um hidratante labial antes de aplicar qualquer produto, tanto cremoso quanto matte", indica.
Chamado de "chubby stick" pelas gringas, o batom em lápis é prático e dá aquele help na hora de fazer o contorno dos lábios. Maybelline NY tem uma linha com 15 cores só de batons nesse formato, com tons de rosa, que é uma das cores tendências do próximo verão, vermelho e nudes, a Extreme Matte. "É um chubby stick que, por ser em formato de lápis, a pessoa consegue fazer o contorno da boca antes de preenchê-la. Isso torna o uso muito mais prático, principalmente para quem costuma borrar na aplicação", conta Mariana. E a praticidade vai muito além da hora da aplicação. "Ele é pequeno vai muito bem na bolsa".
O formato bala é o tipo de batom que todo mundo conhece e adora! Ele é superprático para aplicar, sem mistério e sem drama: basta preencher os lábios e a maquiagem está pronta. A única diferença é sobre o acabamento deles, que pode ser cremoso ou matte. "Os batons matte têm a fama de ressecarem a boca e, durante o passar do dia, de craquelarem. A nossa fórmula de matte com conforto, além de ser mais fácil para aplicar, garante que ele não craquele durante o dia, que se mantenha intacto. O cremoso tem um brilho cintilante e desliza mais fácil ao ser aplicado", conta.
Batons líquidos de efeito matte se tornaram paixão das brasileiras e, por isso, Maybelline NY resolveu trazer do exterior o batom SuperStay Matte Ink, que faz sucesso lá fora por ter duração de 16 horas sem craquelar ou manchar os lábios - ideal para usar em uma ocasião especial! Para quem acha que os líquidos são mais difíceis de aplicar, spoiller: eles vêm com um aplicador diferente para facilitar o uso. "É em forma de flecha, o que ajuda a fazer o contorno da boca. A pessoa consegue ter um traço muito mais preciso. As consumidoras contam que amam batom líquido, mas que a aplicação é mais complicada do que a de um batom cremoso, tem mais chance de borrar, de escorrer. Por conta do aplicador, é mais fácil passar e fazer o contorno, além de ele ter uma área aberta no centro, que serve como reservatório. Em uma pegada vem a quantidade ideal", ensina Mariana. E então, qual é o seu tipo de batom preferido?
(Apuração por Patrick Monteiro e texto por Beatriz Doblas)