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Com a vida voltando ao normal, muitas pessoas precisam se adaptar de vez ao home office. O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 apresentou a alternativa para empresas que não tinham esse costume, a experiência se mostrou positiva, tanto que várias mantiveram o formato por diversos fatores, incluindo a economia de não precisar necessariamente ter um espaço físico.
A especialista em cultura do trabalho, Thais Godinho explica que esse método pode trazer vantagens, mas se mal utilizado pelo funcionário, a carga de trabalho pode ser confundida com as rotinas de casa. "É necessário entender e separar o que é horário de trabalho e quando ele termina", diz.
Thais Godinho separou 10 dicas de como não se sobrecarregar no trabalho home office (veja como deixar sua rotina mais leve). Confira!
1. Tenha uma agenda
O que entra na agenda é o que deve ser feito em um dia ou horário específico. Não apenas ações e atividades, mas informações também. Logo, sua agenda deve trazer essa natureza de informações. Você deve ter a habilidade de olhar a sua agenda todos os dias e ter a certeza de que o que está ali são coisas que você precisa fazer ou saber no dia em questão, e não apenas as desejáveis.
2. Tenha uma lista de afazeres
Listas permitem que a gente deixe a nossa mente livre, sem ter a preocupação de "ficar lembrando" o que fazer. Mas, elas não são um amontoado de itens que você despeja ali sem pensar. Existe uma diferença enorme entre esvaziar a mente no papel e o que efetivamente você organiza em uma lista. O que você organizou em uma lista foi o que você organizou e decidiu fazer.
3. Faça o planejamento da semana
Garanta que todos os compromissos e agendamentos da sua semana estejam na agenda no horário certo. Reuniões, viagens, aulas e outros. A ideia também é garantir que todos os agendamentos que envolvam convites e envio de informações para outras pessoas tenham sido gerados.
"No meu Blog Vida Organizada, eu ensino como fazer o planejamento da semana", conta Thais Godinho.
4. Defina um foco para semana
Esse foco pode ser associado a algum evento importante, um projeto que esteja tomando sua atenção no momento – uma data, uma entrega –, mas também pode ser relacionado a aspectos mais sutis da nossa existência, como um sentimento, um hábito, ou apenas descansar mais.
5. Tenha uma lista dos seus projetos em andamento
Mantenha uma lista com todos os seus projetos que estão em atividade. Revise-os uma vez por semana, para garantir os próximos passos definidos.
6. Crie uma checklist das atividades recorrentes do trabalho
Toda vez que algo pode ser feito pela segunda vez, ou mais vezes, você pode criar uma checklist de apoio.
"Tente buscar no seu dia a dia situações que se repetem e certamente você encontrará ideias de checklists", detalha Thais.
7. Crie uma política pessoal de comunicação
Ter uma política pessoal ajuda a organizar a rotina de atendimento de mensagens do WhatsApp e e-mail. Em uma era em que cada um tem suas próprias regras e expectativas com relação ao que o outro deve ou não fazer, deixar a sua maneira de fazer as coisas o mais clara possível pode ajudar a evitar desentendimentos.
8. Desligue todas as notificações do celular
A recomendação é desligar todas, exceto de alguns serviços que julgue de extrema importância, como entrega de delivery, transporte, ligações, alarmes, etc. A intenção é criar um momento de foco e silêncio para a atividade que deseja realizar no momento.
9. Faça um desenho da sua rotina
Fazer um desenho da sequência de acontecimentos desejáveis para o seu dia ajuda muito a se aproximar dele cada vez mais.
10. Liste o seu mínimo viável diário
Ter uma checklist do mínimo que você deve fazer todos os dias é fundamental para que naqueles dias em que você não acorda bem ou acontecimentos parecem te tirar completamente da rotina você tenha clareza do que não pode deixar de ser feito.