A maquiagem para noite costuma ser mais elaborada que as produções para o dia a dia, envolvendo técnicas como contorno, que permite exaltar os traços do rosto ou até mesmo afinar, olhos marcados e delineado para um visual mais poderoso e marcante. Mas se engana quem pensa que é preciso ser a mestre dos pincéis para reproduzi-las em casa: com alguns truques e dicas certeiras de especialistas, fica fácil conseguir o seu look desejado. Para descobrir o que não pode faltar nesse estilo de make, o Purepeople conversou com o maquiador Marcio Sanchez, do TP Beauty Lounge.
Marcio Sanchez é categórico em relação ao ponto-chave de uma maquiagem para noite: "Um bom par de cílios". Existem modelos para todos os gostos: volumosos, longos, anatômicos, entre outros. E é essencial ter em mente o objetivo final na hora de escolher um para chamar de seu. Para baladas e festas à noite, os volumosos são ideais por terem fios mais grossos e darem um toque sensual ao olhar. Já para mulheres com olhos pequenos, a melhor opção são cílios longos - eles intercalam fios finos e grossos e dão um ar natural. O modelo anatômico, por sua vez, é gradativo e garante um efeito clean à produção.
A maquiagem supercolorida está de volta, especialmente nos olhos com delineados gráficos, mas o beauty artist não abre mão de tons escuros na produção para noite. A dica do especialista é apostar em sombras nas cores marrom e preta para um visual poderoso. "Esses tons dão um up em qualquer make", afirma. Além de combinar com diferentes tons de pele, a paleta escolhida pelo profissional pode ganhar um glow extra com a aplicação de sombras brilhosas por cima.
Os dias de base estourando no flash acabaram! Segundo Marcio, o problema geralmente está associado a três aspectos: tom de base errado, excesso de iluminador e/ou produtos com sílica (um componente refletor de luz) . Para escolher a cor certa, é fundamental testar o produto no próprio rosto e ter em mente que, assim com o batom vermelho, as bases devem ser escolhidas levando em consideração o subtom da sua pele. Bases amareladas, por exemplo, não são indicadas para mulheres com peles rosadas.
O delineado já se consolidou como queridinho das fashionistas e, sim, as opções vão muito além do clássico gatinho preto. Traços geométricos e em tons de rosa, azul e verde conquistaram seu espaço em produções descoladas, mas é a versão com glitter que chama atenção para visuais noturnos. O beauty artist explica a aplicação: "Faço o traço com delineador líquido para não ficar com aspecto volumoso, aplico cola específica para glitter e, por fim, o próprio glitter".
Pensou em maquiagem para noite, pensou em batons escuros. Tons de marrom, vinho ou vermelho são mais ousados e, por isso, costumam ser os preferidos de quem deseja trazer um ar glamouroso aos looks noturnos. E não precisa escolher entre "olhão" ou "bocão", segundo o expert. "Os dois ficam lindos juntos se a pessoa tiver personalidade para segurar. Caso contrário, aposte somente em um", comenta.
(Por Bruna Vilar)