Praia, piscina, sol, calor... O verão está chegando e isso pode acabar afetando a aparência do seu cabelo. Além de hábitos e atividades que podem colaborar para detonação dos fios, a época é a mais propícia para aumentar o suor no couro cabeludo por ser a estação mais quente do ano, necessitado de cuidados especiais, principalmente após a prática de exercícios físicos. Para não começar o ano com mechas ressecadas e precisar se dedicar aos tratamentos capilares pós-verão, é importante se prevenir desses efeitos. Em entrevista para o Purepeople, o hairstylist Murilo Cavalcante esclarece a melhor maneira de cuidar do cabelo antes da estação e ainda ensina como evitar problemas futuros.
Enquanto alguns costumes podem ajudar a combater a oleosidade, outros podem favorecer o desenvolvimento dessa característica. Por ser uma temporada com temperaturas elevadas, é comum que o couro cabeludo fique mais suado e precise ser lavado mais vezes. "Grande parte das pessoas transpiram mais nessa temporada", concorda o especialista ao declarar: "Suor e oleosidade excessiva sem higiene necessária podem causar doenças do couro cabeludo como caspas e dermatites." Para quem não quer lidar com esse tipo de problema, Murilo recomenda: "Procure sempre um shampoo e condicionador adequado para seu couro cabeludo, pois sempre partimos do princípio que couro saudável resulta em fios saudáveis."
Muitas mulheres acreditam que só devem passar protetores térmicos no cabelo antes de usarem aparelhos elétricos que modificam o formato do cabelo com o excesso de temperatura, mas, na verdade, eles também ajudam a proteger os fios do clima brasileiro. "Sempre que ficar exposta ao sol, procure usar protetores térmicos para proteger seus fios da alta temperatura", aconselha o profissional do Duo Jardins ao apontar: "Caso tenham química e sejam coloridos, também vai proteger sua cor e evitar que oxide." A aplicação de protetores solares nas mechas é outro truque incrível para mantê-lo hidratado, já que o sol é responsável pela perda de água dos fios.
Relaxar em uma ducha muito quente pode ser bem agradável, mas, além de poder fazer mal para a pele seca, também pode ser prejudicial para a saúde do cabelo. Poucos conhecem a influência da temperatura da água na aparência dos fios, mas ela pode deixar as mechas com um aspecto mais bonito, além de diminuir ou aumentar a oleosidade. "O recomendado é sempre evitar temperaturas elevadas quando for lavar os seus fios, buscando o equilíbrio", relata o hairstylist ao acrescentar: "Quanto mais natural for a água, mais brilhosos ficarão seus cabelos."
Nas passarelas, a aposta para cabelo é a naturalidade e não podia ser diferente no street style. Apesar de mudarem todos os anos, as tendências para cada estação do ano seguem um certo padrão. "É comum usarem raízes mais escuras e tons mais caramelos e avelãs, com quantidade de reflexos razoável para não ficar muito claro durante as estações mais frias", revela Murilo ao continuar: "Logo em seguida, a busca para clarear o cabelo já começa, visando iluminar mais ainda quando o verão chegar." Para o próximo ano, a sugestão é manter os fios mais naturais possíveis. "A tendência mais usual agora é manter o baixo contraste entre a sua cor natural e a desejada para seu look", avisa o especialista ao desenvolver: "Você pode até escolher um tom mais claro, mas sempre mesclando com o natural e mais um tom intermediário visando diminuir esse contraste. Assim, você manterá um look moderno mas, ao mesmo tempo, natural." A mesma técnica pode ser utilizada em quem tem os fios mais escuros e claros: "Em cabelos escuros busque a mistura de tons como avelãs, loiros acobreados, tons mel e doce de leite, mas não esqueça de deixar a raiz escura e natural. Já as loiras podem abusar em tons dourados e em alguns pontos com fios perolados."
(Por Fernanda Casagrande)