Dicas de como cuidar do cabelo em casa é uma das tendências de beleza mais buscadas na internet por conta da quarentena e do isolamento social. Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, o hairstylist Marcos Proença participou de uma live no Instagram da Eudora para celebrar o Dia do Cabelo - comemorado no dia 1 de junho - e compartilhou dicas de cuidados para quem quer manter os fios hidratados sem sair de casa. Confira!
Quando o cabelo perde água, é sinal de que ele precisa de hidratação. No entanto, Marcos Proença revela um truque simples para potencializar o tratamento: água quente!
"Depois de lavar o cabelo com shampoo, você aplica a máscara nos fios e puxa suavemente o produto do comprimento às pontas. Em seguida, encha uma bacia com água bem quente, posicione a cabeça em direção ao recipiente e cubra com uma toalha, por dois a três minutos. O vapor intensifica o tratamento", ensina o profissional.
Outra dúvida comum é se o cabelo pode ficar viciado em algum tipo de produto e como escolher a melhor opção. "Quando for comprar algum produto, é importante saber em que momento está o seu cabelo", alerta o Proença.
Isso porque ele pode variar de acordo com a estação, com o tipo de fio ou mesmo alterar a textura por conta de algum procedimento químico, como a coloração. "Se a pessoa fez alguma química, o ideal é usar produtos de regeneração. Mas não precisa usar o tubo inteiro até acabar. Pode alternar, ir revezando de acordo com necessidade".
Para o profissional, investir no cronograma capilar é uma ótima opção para cuidar dos fios em casa.
Para quem está fazendo hidratação capilar, é comum confundir a ordem dos produtos. Afinal, quem vem antes, a máscara ou o condicionador? "Para lavar os cabelos no dia a dia, o shampoo e o condicionador resolvem", esclarece Marcos Proença: "No entanto, para fazer um tratamento mais intenso, a ordem certa é shampoo, máscara e condicionador".
O expert explica que a máscara age profundamente nos fios e trata de dentro para fora, enquanto o condicionador funciona como uma película protetora, facilitando na hora de desembaraçar.
Quem está em casa por mais tempo também acaba se deparando com problemas como queda de cabelo, raiz muito oleosa e pontas mais ressecadas. Como lidar?
"Um truque para diminuir a oleosidade do couro cabeludo e hidratar as pontas é aplicar o shampoo, enxaguar bem os fios e retirar o excesso de umidade com uma toalha. Depois, aplique uma máscara no comprimento e na pontas e prenda em um coque. Antes de enxaguar, e com os fios ainda presos, use um shampoo específico para cabelos oleosos apenas na raiz, perto da testa e próximo das orelhas. Solte os cabelos e enxágue bem", ensina.
Além das causas conhecidas, a queda de cabelo também é muito comum em períodos de muito estresse. "Se os cabelos estão caindo além do normal, a dica é usar produtos específicos, que ajudam o crescimento. Se a queda for mais severa, aí o indicado é procurar um dermatologista", alerta o profissional.