Muita gente aguarda a chegada do inverno para apostar em ácidos que cuidam e renovam a pele, já que a exposição solar é menos intensa nessa época do ano. Eles ajudam a tratar espinhas, manchas de sol, melasma e rugas, além de hidratar a pele em profundidade, já que a cútis costuma ficar ressecada por causa do frio. "Células de diversas camadas da epiderme são eliminadas através de uma descamação controlada e novas células surgem", explica a Dra. Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology. Para quem quer apostar no tratamento com ácidos neste inverno, a especialista listou os melhores, explicando seus resultados na pele.
O ácido Retinóico, também chamado de Retinol, é um dos mais famosos no tratamento contra acne e manchinhas de espinha, além de tratar comedões e amenizar o fotoenvelhecimento. "Pode ser combinado com peelings de cristal ou de diamante e com a luz intensa pulsada, que multiplica seu efeito despigmentante", explica a dermatologista. O ácido é derivado da vitamina A, e também pode aparecer nas fórmulas de alguns cremes noturnos.
O ácido glicólico trata acne e estrias, além de suavizar o fotoenvelhecimento, ou seja, os efeitos do sol na pele, como manchas, linhas de expressão e flacidez. Ele pode ser encontrado em produtos de beleza em concentrações de 2 a 20% ou utilizado no consultório para peelings químicos. "O acido glicólico, extraído da cana de açúcar, promove esfoliação e acelera a renovação celular", conta Karla Assed.
O ácido ferúlico é um poderoso antioxidante de origem vegetal. Segundo a dermatologista, ele também é um dos que previne contra o envelhecimento precoce, além de proteger a pele contra o estresse oxidativo dos raios Ultravioleta UV, estimulando a produção de colágeno. Com o colágeno em alta, a pele fica livre de rugas e manchas.
Quem pretende tratar acnes mais severas também pode apostar no ácido azelaico, que tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, ou seja, age melhorando as inflamações das espinhas na pele. Além disso, segundo a especialista, o ácido azelaico também tem ação despigmentante, que ajuda a diminuir as manchas causadas pelas espinhas.
(Por Beatriz Doblas)