Xuxa Lopes está enfrentando um inimigo quase oculto, a Síndrome do Pânico. "Faço análise há muitos anos, por isso fiquei boba quando vi que isso estava acontecendo comigo", diz a atriz, ainda incrédula. Em entrevista ao Purepeople, Xuxa conta que a doença afetou especialmente sua relação com o trabalho e que, por isso, em uma decisão conjunta com a Rede Globo, pediu para sair da novela "Sangue Bom", onde interpretava a milionária Bluma.
"Venho sentindo algo estranho comigo faz tempo, uns três anos mais ou menos. O coração dispara, eu fico nervosa em situações comuns, como pegar um elevador, por exemplo". Mas, segundo Xuxa, tudo piorou quando as gravações de "Sangue Bom" começaram. "Me senti agoniada. Gravei as primeiras cenas e quando voltei tomei um remédio porque estava sem coragem de trabalhar", explica.
Neste momento, Xuxa teve sua primeira conversa com a direção da novela. "Desde a Maria Adelaide Amaral até os atores, todos foram incríveis comigo. Em um primeiro momento me afastei, fiquei uns dias em casa". Mais calma e segura, a atriz foi chamada para voltar ao trabalho duas semanas depois. "Os dois primeiros dias de gravações foram ótimos, consegui fazer o que estava planejado. Mas quando as cenas engrenaram eu voltei a sentir tudo aquilo que acabava comigo, de forma ainda mais intensa. Eu me sentia perdida, no meio de uma crise mesmo, com o coração na boca", lamenta.
Não teve jeito, o trabalho deu lugar às sessões de terapia, três vezes por semana, além de consultas com o neurologista. "A Giulia Gam me indicou um ótimo psiquiatra. Também fiz exames com o Dr. Paulo Niemeyer, que me garantiu que eu não tenho problemas neurológicos". E depois de uma bateria de exames e conversas com vários médicos, Xuxa conta que o diagnóstico foi um misto de depressão com Síndrome do Pânico.
"Meu tratamento é 'malhar na psicanálise', como os médicos disseram. E agora eu me dedico a isso. Quero me curar logo", diz a atriz de 59 anos. Para ela, o que desencadeou a doença foram questões de relacionamento com sua mãe, já falecida, ainda na adolescência. "Ela não queria que eu fosse atriz, não me dava força. Era uma mulher muito forte, poderosa, e eu nunca consegui resolver isso com ela", conta Xuxa.
Ainda sem saber exatamente como tudo começou, "acho que isso surge de coisas que ficam quietas na cabeça, onde você é mais sensível", Xuxa acredita que o fato de estar mais disponível para a sua profissão pode ter mexido com ela. "Sinto que estou no meu melhor momento como atriz. Hoje estou muito conectada, antes eu era mais travada". Por isso, para ela, tudo o que estava trancado veio à tona de uma só vez. "Acho que esse nó deu um grito", explica.
Preferindo ficar mais sozinha, apenas na companhia de bons amigos e do namorado, Marcos Loureiro, Xuxa garante: "Estou me dedicando a limpar meu caminho para voltar logo". Seu filho, Bento, de 29 anos, fruto de seu casamento com o ator Cláudio Marzo, também está sendo fundamental nesses dias.
"Bento já não mora mais comigo, mas me apoia muito. É uma pessoa maravilhosa, muito carinhoso tanto comigo, quanto com o pai, que está passando por uma situação bem difícil também", diz Xuxa, referindo-se ao fato de Marzo ter ficado 14 dias internado devido a uma infecção respiratória e pneumonia, e agora estar se tratando em casa. Além da união com Marzo, que durou quatro anos, Xuxa também foi casada por treze anos com o diretor Hector Babenco, atual marido de Bárbara Paz.
(Por Carmen Moreira)