O Brasil perdeu a disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo no jogo contra a Holanda no estádio Mané Garrincha, em Brasília, neste sábado (12). A seleção foi derrotada por 3 a 0 e ficou com o quarto lugar no Mundial.
O jogador Van Persie cobrou o pênalti aos 2 minutos de jogo e marcou. Blind garantiu o segundo gol aos 17 minutos do primeiro tempo e abriu vantagem sobre o Brasil, que não reagir no decorrer da partida, levando mais um gol marcado pelo holandês Wijnaldum aos 44 minutos do segundo tempo.
Excluído da partida por causa de uma lesão que o tirou da Copa, Neymar assistiu à derrota do time do banco de reserva. O atacante chegou a dar orientação aos jogadores no segundo tempo em incentivo ao grupo.
Thiago Silva, capitão do time, lamentou a derrota. "Frustração. A gente sonhou com esse momento, passei noite sem dormir, e acabando dessa forma. A gente não merecia esse final. A gente tem que pedir desculpa ao povo brasileiro. Chegar em casa e falar para sua família que você não conseguiu. É tristeza muito grande, é difícil", disse o jogador, em uma rápida entrevista à TV Globo ao final da partida.
O jogador Oscar também lamentou a derrota: "Não tem nem o que falar. A gente sofreu uma grande derrota contra a Alemanha, hoje a gente entrou desde o começo tentando conquistar o terceiro lugar, mas não foi nosso dia. Perdemos. Tem que ver o que a gente errou para melhorar no futuro".
Após o término do jogo, a Fifa montou uma cerimônia para entregar a medalha de terceiro lugar no Mundial aos holandeses. Os brasileiros abandonaram os gramados e não participaram da premiação.
Despedida de Neymar
Antes do início da partida de Brasil e Holanda,Neymar usou o seu perfil no Instagram para agradecer a curta participação no Mundial. Em tom de despedida, o craque disse se orgulhar da seleção canarinho.
"Hoje encerra o que nesse tempo todo buscamos, jogar uma Copa do Mundo. Infelizmente não conseguimos alcançar nosso maior sonho! Eu só queria dizer que sinto orgulho de ser brasileiro e o mais importante sinto orgulho dessa seleção, tive a honra e o prazer de passar esse tempo todo com esses caras que eu via jogar pela TV ou jogava pelo vídeo game (risos). Hoje queria muito encerrar esta Copa do Mundo em campo (jogando). Mas se começamos juntos a nossa caminhada, vamos terminar juntos! Além de companheiros, tenho o grande prazer de falar que sou amigo de todos! Que Deus nos abençoe e nos proteja. Não só hoje, mas sempre! E o sonho continua!", postou o craque que pretende viajar em agosto ao lado da namorada, Bruna Marquezine.