Clint Eastwood, conhecido pelos seus papéis heróicos em filmes, foi herói também na vida real nesta semana na Califórnia, Estados Unidos. O ator norte-americano salvou um homem de asfixia usando um golpe de Heimlich, técnica de compressões abdominais.
"Clint salvou a minha vida", disse Steve John em entrevista ao jornal da Califórnia, Carmel Pine Cone.
John contou que estava conversando durante uma recepção de um jogo de golfe. Enquanto comia um pedaço de queijo começou a engasgar. "Não consegui respirar", disse. Foi quando Clint o abraçou por trás e apertou a região do estômago usando o golpe Haimlick.
"Clint veio por trás de mim e sabia perfeitamente o que fazer", contou aliviado por ter sido salvo de uma asfixia e possível morte.
O ator contou ao jornal que viu em John a expressão de pânico "daqueles que se vêem morrendo". O golpe foi feito em seguida. "Pressionei três vezes, e o queijo saiu. Depois, fiz ele beber um copo grande de água, com um pouco de limão espremido", explicou o ator que tem 84 anos.
Clint, ator e diretor de "Menina de ouro" (2005), disse que conhecia a técnica, mas ainda não tinha colocado em prática. O golpe, usado em socorro de emergência que salvou a vida do homem, é aplicado com o antebraço na região do abdômen e ao pressionar a região contra o corpo, é possível livrar alguém de asfixia.