Claudia Raia não se conteve e caiu no choro ao anunciar os vencedores de uma das categorias do Prêmio Bibi Ferreira: Tarcísio Meira e Sérgio Mamberti. Ambos representam duas perdas do cenário artístico brasileiro nos últimos meses. Os dois eram vencedores na categoria de "Melhor Ator".
A oitava edição da maior premiação do teatro musical do Brasil, cujo nome faz referência à atriz considerada a dama do gênero no país, escolheu Claudia Raia para anunciar o prêmio em homenagem aos atores. A mãe de Enzo Celulari ficou emocionada e acabou chorando.
Tarcísio Meira morreu em agosto de complicações da Covid-19, aos 85 anos. Sérgio Mamberti morreu no mês seguinte, após ser internado e entubado com uma pneumonia, com 82 anos.
O evento aconteceu nesta quarta-feira (20), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Para receber o prêmio em nome do pai, o também ator Duda Mamberti subiu ao palco e agradeceu pela homenagem.
No caso de Tarcísio Meira, a família está atualmente no Rio de Janeiro e sua viúva, Glória Menezes acaba de completar 87 anos com almoço intimista. A atriz vive luto e não pretende voltar ao sítio onde passava a quarentena com o marido, no interior de São Paulo.
Ainda assim, Glória Menezes e os familiares de Tarcísio Meira, incluindo seu filho único, Tarcísio Filho, pretendem fazer uma cerimônia para o ator, lançando suas cinzas no referido sítio.
O último trabalho de Tarcísio Meira havia sido justamente no teatro musical, com a peça "O Camareiro". Tarcísio foi indicado ao Prêmio Bibi Ferreira por conta do trabalho realizado logo antes da pandemia, e sua vitória foi anunciada por Claudia Raia ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello.
Os atores têm comparecido a eventos culturais do tipo e estão atualmente em cartaz em São Paulo, com o musical "Conserto Para Dois". Além deles, vários outros famosos compareceram ao evento. No entanto, esse ano, os organizadores optaram por receber apenas os indicados presencialmente.
Por causa da pandemia, o Prêmio foi transmitido online através de uma live. Estiveram presentes, entre outros famosos: Jesuíta Barbosa, Totia Meireles, Jeniffer Nascimento, Miguel Falabella, Irene Ravache, Alessandra Maestrini, Elias Andreato, Bianca Rinaldi, Cássio Scapin, Silvette Montylla e Nicole Godemberg.
Tanto o ator da Globo quanto o intérprete do icônico personagem de "Castelo Rá Tim Bum", Dr. Victor, geraram comoção na web Brasil afora.
"Meu Diretor ! Ainda ontem estávamos conectados em oração... Poxa...!! Vou me manter em oração por toda família que carrega ele estampado no peito! Grando Sérgio Mamberti! O Brasil hoje chora e leva na história toda sua arte! Meus sentimentos!", escreveu Paloma Bernardi após a falência múltipla nos órgãos do ator, diretor e produtor que levaram à sua morte.
Assim como Tarcísio Meira, Sérgio Mamberti chegou a ser intubado no hospital e os famosos passaram a torcer por sua melhora. Quando não aconteceu o esperado, uma onda de lamentações tomou conta das redes, mas não sem exaltar o legado dos atores para a comunidade.
"A TV e o teatro brasileiro devem honras a esse grande ator. [...] Espero que muitas homenagens sejam feitas e que Sua amada Glória consiga se recuperar rapidamente", escreveu Tatá Werneck, em seu Instagram.