No mundo dos famosos, um tratamento tem se tornado bastante comum entre eles, o clareamento dental com carvão ativado. Devido a essa nova moda, a técnica já foi feita por diversas celebridades e isso tem gerado uma influência significativa na vida do público em geral. O clareamento fica ainda mais evidente com batom vermelho, ou com tons de vinho e marrom que são cores hits da estação. isso gera no fim das contas uma influência significativa na procura pelo clareamento. Entretanto, por mais que esse procedimento seja uma maneira mais barata para clarear os dentes, será que não pode trazer sérias consequências? Diversos dentistas demonstram contrariedade ao procedimento. Com tantas técnicas para melhorar a estética, especialistas tiram dúvidas a respeito do carvão ativado.
De acordo com o dentista André Alvim, o procedimento não tem nenhum teste feito pelos conselhos regionais, federais e nem científicos aprovando sua eficácia. Além disso, Dr. André afirmou que o próprio carvão é um produto abrasivo, que desgasta o esmalte do dente e o resultado é irreversível. A abrasão ainda pode sensibilizar o dente, causar úlceras e trazer outras possíveis consequências ainda sem comprovação. Antes de realizar qualquer procedimento sem um fim conclusivo, o profissional dentista recomenda sempre a ida ao consultório para uma análise de um odontólogo.
Assim como carvão, outras maneiras para clarear os dentes que estão surgindo sem discernimento é a base de bicarbonato de sódio; Laranja; Açafrão; inclusive casca de banana.
Segundo André, há duas maneiras que mostram um resultado eficaz e que são aprovados pelo Conselho Regional de Odontologia e Associação Brasileira de Odontologia: clareamento caseiro e o de consultório. Ambos, tanto o tratamento caseiro quanto o de consultório devem ter o auxílio do dentista. A segunda maneira é três vezes mais forte que o tratamento caseiro.
Antes de mais nada, escovar os dentes é o segredo principal para manter o clareamento em dia. O mais aconselhável é, assim que comer algo bastante pigmentado realizar logo a escovação. Assim, é possível comer o chocolate, por exemplo, e não sobrecarregar o dente que está em tratamento, explica o dentista.
Outro ponto, evitar comidas e bebidas com alta acidez, pois além deles favorecerem a mancha, eles podem causar a desmineralização do dente. Esse processo contribui para a perda do esmalte do dente, causando a potencialização do pigmento nos dentes. O refrigerante é um dos principais itens que devem ser reduzidos prioritariamente, pois sua acidez pode causar manchas e sensibilidade
Fazer bochechos com água após consumir algo colorido ajuda a evitar, em parte, que os dentes fiquem com manchas.
(Por Bianca Lobianco)