Cílios volumosos são o desejo de muitas mulheres numa produção. Para quem não é fã dos cílios postiços ou ainda não adotou a técnica de alongamento de cílios, os truques de maquiagem podem ser a solução. A beauty artist Joana D'Arc, do Studio Tez, conversou com o Purepeople e esclareceu alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de uma aplicação precisa e eficiente da máscara e deu dicas para você tirar o máximo proveito do item de beleza. Confira!
Sim, pode parecer bobeira, mas muitas pessoas aplicam o produto de forma superficial e acabam não conseguindo o volume e definição nos cílios. Indo com o aplicador direto na raiz dos cílios, a cor preenche bem a raiz e deposita produto por inteiro nos fios.
"Existem vários aplicadores que são o grande divisor de águas para conseguir um efeito bonito, independentemente do seu formato de olho. O mais comum é o aplicador de espiral e a forma mais interessante de aplicar o produto é encaixando bem rente é encaixar bem rente a raiz dos cílios e fazer o movimento de giro. O próprio espiral vai dar uma curvatura nos cílios", explica a expert.
Desta forma, o encaixe já dá uma cobertura e curva os cílios. Mas atenção: é preciso aplicar o produto e fazer esse movimento tanto no canto interno como no externo para ficar uniforme.
Já o aplicado em formato de U, mais côncavo, é exatamente do tamanho do comprimento dos cílios. Ele é maior e pega toda a extensão. "É preciso encaixá-lo nos fios desde a raiz e fazer movimentos em zigue-zague. É isso que vai resultar no volume e na definição dos cílios, já que vai respeitar o movimento natural do crescimento dos fios".
De acordo com Joana, os cílios ganham uma definição maior com aplicadores menores e com dentes bem fininhos e retos. Eles dão mais trabalho para conseguir um volume, mas definem e alongam os fios de uma forma muito eficiente.
"Ele é um aplicador que acumula mais produto, é mais delicado e molhado. O volume é mais difícil de chegar e a ideia é que os dentes retos deem volume mais no canto externo", explica a profissional.
A maquiadora ensina uma técnica pessoal de automaquiagem: "Quando eu vou passar rímel em mim, eu levanto o queixo em uma altura que eu consiga enxergar toda a pálpebra móvel. É ali naquele espaço entre os cílios e a pálpebra superior que eu vou ter como trabalhar meus cílios sem borrar a parte de cima."
Joana acrescenta que "existem diferentes máscara de cílios para todos os tipos de mulher, cada máscara proporciona um efeito específico para o que você quer, até mesmo com texturas diferentes, como as mais cremosas e espessas".
Muitas pessoas têm o costume de aplicar a máscara somente na ponta dos cílios. A maquiadora explica que desta forma, com o passar do dia, os cílios vão ficando caídos, já que não há sustentação na base, na raiz dos cílios. Por isso borram com mais facilidade: "É muito importante aplicar o produto bem rente à raiz e cobrir todo o comprimento".
Às vezes há o problema de o produto acumular por conta das mais de três camadas que a pessoa passou. Aí os cílios ficam grudados, com muito produto e todo empelotado. Nesse caso, além de passar o produto da forma errada, acumulou tanto que ficou com vários gruminhos.
"Uma boa dica é usar um pentinho desses de sobrancelha para retirar os gruminhos. Assim vai desgrudar os fios e deixá-los mais separadinhos", ensina Joana.
Muitas pessoas ainda têm medo do curvex, mas o aparelho que parece de tortura é um item fundamental para quem tem os cílios naturalmente retos e para baixo. Ele já vem em um formato para pegar os cílios e curvá-los.
Basta tomar cuidado para não beliscar a pele sensível. Em compensação, o resultado fica muito bonito após a aplicação da máscara de cílios.
No momento em que as maquiagens estão mais focadas nos olhos devido ao uso de máscaras, apostar nessa região e valorizar mais os cílios ajuda a deixar o olhar mais marcante. Para não falhar ao investir na automaquiagem, confira essas dicas valiosas com os erros mais comuns e comece a praticar!
(Por Bianca Lobianco)