O que é o famoso chip da beleza? O implante hormonal ficou conhecido pelos efeitos colaterais positivos do medicamento, porém não deve ser usado unicamente para fins estéticos. O procedimento trata-se de uma reposição hormonal chamada de gestrinona, que é derivada da testosterona. A técnica já foi aderida por várias celebridades como Adriana Sant'anna, Mariana Goldfarb e Viviane Araújo. O Purepeople, junto com a médica Milena Tomé, do Instituto Pocallet, listou os benefícios para a saúde, os efeitos colaterais e mais detalhes. Confira!
O implante hormonal ficou conhecido pelos diversos benefícios para a saúde. Após o procedimento, o medicamento ajuda a minimizar a celulite, a diminuição da gordura, o aumento da massa magra, o crescimento da libido.
Junto com a estética, o implante da beleza também trata problemas de saúde. "Ele ajuda no tratamento da endometriose, miomatose, menstruação irregular, sangramento disfuncional e sintomas relacionados à TPM. Além de tudo, a gestrinona tem efeito contraceptivo, não possui risco de trombose e pode ser usada em quem já teve câncer de mama", destaca a médica.
O implante hormonal pode trazer alguns efeitos colaterais como acne e queda de cabelo. "Pode acontecer bem no início, quando o corpo está se acostumando com a nova substância, desaparecendo logo após", avisa. Outo efeito muito conhecido é o engrossamento da voz, mudanças de humor, aumento do clitóris e, em alguns casos, perda da fertilidade. Isto depende muito da quantidade de hormônio necessário para o corpo.
O chip da beleza pode ser colocado em consultório e tem duração de aproximadamente 30 minutos. Colocar o implante o médico irá avaliar a queixa clínica e pedir alguns exames para identificar se os hormônios estão desequilibrados. "Recorremos aos pellets para repor a quantidade e o tipo que precisamos, o qual varia de pessoa para pessoa", explica a especialista. Geralmente, o implante é colocado na parte interna do braço, próximo à axila, ou acima do bumbum.
O valor do procedimento depende da necessidade de cada paciente. O custo está diretamente relacionado com a quantidade e o tipo de hormônio utilizado. Geralmente, a média de preço fica entre R$ 3.000 e R$ 8.000. "Os implantes bioabsorvíveis tem duração de 6 meses e os não absorvíveis tem duração de 1 ano. A maioria dos pacientes já notam os resultados logo nas primeiras semanas", destaca.
(Por Ana Clara Xavier)