Com a temporada de verão 2019 acontecendo nas passarelas das semanas de moda internacionais vêm as tendências do que vai ser quente na moda nas próximas estações. Para nós do hemisfério Sul o verão vem antes (na Europa e nos Estados Unidos a estação mais quente do ano só começa em junho) e, por isso, já dá para a gente colocar em prática em primeira mão tudo o que vem sendo desfilado em Nova York, Londres, Paris e Milão. Para a próxima temporada, uma palavra pode definir grande parte das trends que andam aparecendo nas coleções: maximalismo. Tudo é grande! Dos óculos em estilo máscara às bolsas que cabem a vida inteira, a ordem agora é apostar no excesso: de brilho (incluindo o holográfico), de cores (como mostra a febre dos tons neon) e de tamanho. Confira alguns dos acessórios que vão fazer a cabeça das fashionistas quando a temperatura subir.
A gente já mostrou aqui o quanto os bucket hats (aqueles chapéus em estilo pescador) vêm enfeitando as cabeças das modelos nas passarelas em quase todos os desfiles do verão. Além desse, os modelos de abas largas têm sido vistos em desfiles como o da Jacqemus, grife que teve Bruna Marquezine na fila A do desfile e Michael Kors, por exemplo. A grife americana investiu ainda nos turbantes, trend polêmica que coloca em questão a apropriação cultural. Certo ou errado o acessório é lindo e combina com o clima alegre que vem invadindo a moda e anunciando o verão.
Depois de algumas temporadas de predomínio dos modelos menores de bolsinhas, incluindo as minibags (aquelas verões menores de modelos consagrados entre as grifes internacionais), as peças enormes voltam ao radar. Dior, Fendi, Vuitton e quase todas as principais marcas do universo fashion apostaram, desta vez, naqueles modelos que cabem a vida. A Jacquemus trouxe para a passarela uma maxibag feita em palha desfiada que promete ser polêmica. As bolsas de palha, aliás, continuam entre as favoritas para o verão 2019.
Entre os acessórios mais explorados da moda, sem dúvida, podemos listar os maxicolares. Durante anos eles fizeram parte de produções statement ou enfeitaram aquele look básico com o papel de tirar qualquer visual do lugar comum. Depois veio o reinado dos brincões, com função parecida, para deixar mais femininas as produções das mulheres ao redor do mundo. E que tal usar os dois juntos? A proposta vem quente (como na passarela da Emporio Armani) para fazer vibrarem as fashionistas mais extravagantes.
A trend já esteve em alta há algumas temporadas e volta com força total para o verão 2019. Tanto em modelos de braceletes enormes (assim como os brincos e os colares) quanto na junção de vários modelos menores, como mostrou a Gucci, a ideia é enfeitar os pulsos o máximo possível para que não passem despercebidos. Pode começar a colecionar!
(por Deborah Couto)