Os extremos fazem parte do jogo da moda. Quando uma tendência pega e passa um tempo na crista da onda, é comum que, na sequência, outra radicalmente diferente ocupe o seu lugar. Podemos ver isso atualmente nas trends de acessórios. As maxibolsas, por exemplo, estão voltando depois de um período de domínio das minibags. Já os minióculos, trend polêmica que dominou as últimas temporadas, estão nesse momento perdendo a força.
Já na temporada passada a Dior resgatou dos anos 90 aqueles óculos enormes, em estilo máscara e produzidos com lentes coloridas. Quem viveu essa década deve se lembrar de como modelos assim fizeram a cabeça dos jovens maisantenados, especialmente os frequentadores da cena clubber, que usavam o modelo para ir às raves. A peça, nesta temporada, foi uma das favoritas das fashionistas e estrelas que assistiram ao desfile de primavera/verão da marca no primeiro dia de Paris Fashion Week, que teve entre as convidadas a atriz Marina Ruy Barbosa. Já na apresentação da marca, que abriu a temporada francesa de moda, os modelos enormes e feitos com linhas mais retas também foram estrelas. A Dior apostou em armações e lentes nude para trazer leveza à peça, que se opõe radicalmente à trend dos óculos retrô, bem menores, mais delicados e até mais femininos.
Quem também apostou na tendência foi a Gucci. A grife italiana, que também apresentou sua coleção para o próximo verão no primeiro dia da Semana de Moda de Paris, trouxe para a passarela seu já conhecido estilo vintage com um twist. Entre os acessórios, óculos escuros enormes em estilo máscara, daqueles que "invadem" até a metade do rosto. Os óculos da Gucci são, também, feitos com linhas mais retas, deixando para trás os modelos redondinhos que já vêm dominando a moda há tanto tempo.
Outra das trends que andam se repetindo nas semanas de moda internacionais, os saltos altos diferentões se destacam como uma das favoritas para os acessórios. Já no primeiro dia da Paris Fashion Week, a Jacquemus, grife que teve Bruna Marquezine como convidada para o desfile, apostou em modelos com detalhes em acrílico colorido. Já a Dior trouxe modelos de sandálias amarradas no tornozelo e com saltinho baixo em acrílico transparente, trend já apresentada pela Chanel no verão passado. A marca, que trouxe para o show o universo do balé clássico, também investiu em modelos moderninhos de sapatilhas.
(por Deborah Couto)