Ruth (Gloria Pires) até demorou para dar uns merecidos tapas na irmã, Raquel (Gloria Pires) na novela "Mulheres de Areia" (1993). As cenas originalmente só foram ao ar em agosto, mais de seis meses após a estreia da trama, atualmente em reexibição no "Edição Especial" (Globo, 14h45). A gêmea boazinha lavou a alma do público quando a irmã má reaparece na história após sua falsa morte e atrapalha a lua de mel de Marcos (Guilherme Fontes), com quem está casada, e Ruth.
Quando Raquel é dada como morta em um acidente em alto-mar, Ruth assume seu lugar e só revela à farsa para uma personagem inesperada. Embora Isaura (Laura Cardoso), mãe das gêmeas, e Tonho da Lua (Marcos Frota), quase vítima fatal de armação da vilã, tenham a certeza que a "nova Raquel" é na realidade Ruth, que a essa altura já terá tomado uma atitude inconsequente.
Mas se as gêmeas foram vividas pela mesma atriz, como Raquel apanhou de Ruth na novela que reúne uma série de atores já falecidos? O Purepeople resgata esse mistério!
Segundo o "Jornal do Brasil" de agosto de 1993, o "truque" começou quando Gloria Pires e sua dublê Graziela di Laurentis ensaiaram para a sequência duas vezes. Em cada ensaio, a protagonista passou o texto como uma das gêmeas. Na hora da gravação, Gloria, enquanto Ruth, "contracenou" com um painel azul, o chroma key, como se ele fosse Raquel.
E foi na tapadeira em quem Ruth aplicou uma bofetada. Só que os problemas não eram só esses. Gloria (Ruth) teve que calcular a altura exata do próprio rosto (no caso, Raquel). E deferir o tapa no momento em que a gêmea má virou a cara. E não foi fácil!
"Gloria Pires repetiu o gesto 11 vezes durante uma hora, com direito a algumas interrupções para gargalhadas. Coube ao diretor da novela, Wolf Maya, cronometrar todos os movimentos e descobrir o momento para Gloria dar o tapa. O pior é que algumas vezes o gesto saiu certíssimo, mas durante o ensaio", relatou o ensaio.
O profissional na época classificou a cena como uma das mais difíceis de sua carreira até então.