Cássia Linhares foi mãe pela segunda vez no dia 9 de setembro de 2013. Em entrevista ao Purepeople, a atriz contou que, desta vez, tudo seguiu o script que ela tanto sonhou. "Foi muito rápido! Comecei a sentir contrações, chamei a parteira e a minha médica, fomos para a ala de parto humanizado da maternidade e eu tive meu filho de cócoras, no silêncio, em uma sala quentinha e nem tomei anestesia", descreveu, garantindo ainda que o caçula Antonio Bento veio ao mundo limpinho. "A bolsa só estourou depois", explicou.
De seu casamento com o advogado Renato Bussière, também nasceu Eduarda, de quase cinco anos. Nesta primeira vez que deu à luz, Cássia disse que embora também tenha conseguido fazer parto normal, teve dificuldade em encontrar lugar em uma maternidade. "Ela nasceu dia 20 de dezembro e todas estavam lotadas. Acabei indo parar na emergência de um hospital. Tive que tomar anestesia, foi muito ruim. Uma tensão sem fim", relembrou.
Em dedicação exclusiva ao filho recém-nascido, a atriz diz que está tentando integrar ao máximo sua primogênita à rotina do bebê. "Ela sente um pouco de ciúmes. Afinal de contas, para ela, esse menino roubou sua mãe", disse. "Mas aos poucos eu vou deixando ela segurá-lo no colo, tento também dedicar um pouco do meu tempo só pra ela. A única coisa que preciso fazê-la entender é que não dá mais para fazer as acrobacias dela em qualquer lugar da casa!", descreveu, aos risos.
A casa, de três andares, é uma preocupação constante para Cássia Linhares. "Meu quarto fica no terceiro andar, o da Eduarda no segundo, então é preciso sempre alguém dormir com ela. Por enquanto o Antonio Bento está dormindo comigo, então o pai dorme com ela ou então a babá. Mas também tenho medo de algum tombo nas escadas no dia-a-dia". Para fugir do problema, a família está de mudança. "Vamos para um apartamento linear. Lá nossos quartos ficarão no mesmo corredor e tudo vai ser mais fácil", acredita.
Tema constante de suas pesquisas, o novo quartinho de Antonio Bento será fora do convencional, no estilo montessoriano. Cássia explica que a principal diferença é que no lugar do berço o bebê dormirá em um futton no chão, cercado por um tatame de borracha. "O objetivo é a criança conquistar sua independência ainda mais cedo. Ele vai acordar e ter à mão todos os brinquedos, vai poder passear pelo quarto sem depender de ninguém".
Embora tenha causado estranhamento - e críticas - de algumas pessoas, a atriz conta que a ideia veio de um grupo de amigas. "Adoro essas coisas alternativas, sou meio bicho-grilo mesmo". E continuou: "Tudo o que é diferente as pessoas tendem a não compreender, mas agora no segundo filho estou mais segura para fazer o que eu acredito".
Mas alguns cuidados que deram tão certo na criação de Eduarda, Cássia está repetindo. "Durante a gravidez me liberei e engordei 20 quilos. Agora, até para cuidar da saúde do Antonio Bento, estou fazendo uma dieta sem lactose, sem refrigerante, com pouca carne, pouco açúcar e dando preferência aos orgânicos". E acredita que isso também está sendo fundamental para a recuperação do corpo. "Já perdi 13 quilos e a barriga já está bem menor".
A relação de Cássia com o marido é bastante tranquila e sem cobranças. "Ele trabalha e me ajuda muito com a Eduarda, que é a princesinha dele. Mas o bebê depende muito mais da mãe, não tem jeito. Então nos finais de semana eu o libero para sair, passear. Afinal eu estou de resguardo e ele não precisa ficar trancado em casa também, não é?".
Feliz e realizada, a atriz posou com Antonio Bento para as lentes de Paula Massoni, especializada em clicar recém-nascidos em fotos fofas. No ensaio, segundo a fotógrafa que também foi responsável pelos cliques da filha de Debby Lagranha, "Antonio se mostrou um bebê muito calminho e tranquilo, uma delícia de fotografar!".
E se na vida pessoal tudo vai muito bem, profissionalmente falando Cássia não vê a hora de recomeçar. "Quando fui mãe pela primeira vez quis ficar um ano parada, mas agora em seis ou até quatro meses já posso voltar. Sou contratada da Record, então estou só esperando um convite", disse a atriz que participou da novela teen Rebelde. Mas para o teatro Cássia já tem data certa para voltar. "Em março estarei em cartaz no Rio com minha peça, 'Querida Mamãe'".
(Por Carmen Moreira)