Aos 74 anos, rei Charles III será coroado neste sábado (6) 240 dias após assumir o trono britânico com a morte da mãe, Elizabeth II, em setembro de 2022. Será o primeiro evento do tipo na Família Real britânica em quase 70 anos, mas entre tantos convidados, Meghan Markle, nora do rei, estará fora da cerimônia que deverá atrair a atenção do público em todo o planeta.
Se rei Charles III tem uma série de manias - algumas bizarras! - e preferência por determinadas fragrâncias de perfumes, a sua cerimônia de coroação também tem curiosidades que você precisa saber para acompanhar cada momento do evento realizado na Abadia de Westminster.
O pai de William e Harry será o 40º membro da realeza a receber a Coroa de Santo Eduardo, uma alusão a Eduardo, o Confessor, penúltimo rei saxão inglês. A expectativa é que Charles III use por nem 60 minutos o item de nobreza, que é guardado na Torre de Londres.
A coroa tem mais de 360 anos de criação, foi elaborada em ouro sólido, pesa mais e dois quilos, tem cerca de 440 joias e pedras preciosas (como rubis, topázios e ametistas) e mede 30 centímetros. Podem ser observadas quatro cruzes em sua faixa e uma outra no topo, arcos com contas de ouro, e uma esfera alusiva ao mundo do reinado monárquico.
É curioso saber que essa coroa, de 1661, foi confeccionada para Charles II. E quem acha que Camilla Parker-Bowles, mulher de Charles desde 2005, não terá uma coroa, está equivocado. A rainha usará a Coroa da Rainha Mary, que soma mais de 2.200 diamantes.
Foram chamadas 2.000 pessoas aproximadamente entre cerca de 100 chefes de Estado e várias personalidades. O evento deve começar às 6h20 com a procissão, do Palácio de Bukingham até a Abadia de Westminster. Após duas horas de coroação, uma nova procissão faz o caminho inverso. É aí que Charles III irá acenar para os súditos.
Além de Meghan, não irão Joe Biden (presidente dos EU), Mohaammad bin Salman (príncipe da Arábia Saudita) e Vladmir Putin (presidente da Rússia). A ex-mulher do príncipe Andrew, Sarah Ferguson, será outra ausência, bem como o papa Francisco.
O rei inglês, mais rico que a própria mãe, não vai passar sufoco por causa do tempo nas procissões. A carruagem construída há 11 anos tem vidros elétricos, suspensão hidráulica, ar-condicionado é puxada por meia dúzia de cavalos.