Antes mesmo de estrear na TV, Carol Duarte já está causando polêmica. Escolhida para viver Ivana, uma personagem que será homem trans na novela "A Força do Querer", a atriz gera expectativas e questionamentos como: por que uma mulher cis (que se identifica com o gênero feminino) foi chamada para o papel? Em entrevista ao Purepeople, Carol conta que passou um mês fazendo testes e declara: "Sou uma atriz e acho que o protagonismo está nas pessoas trans. Estou me sentindo muito honrada e respeitando muito a questão, estudando muito. Então, no que me cabe eu vou dar tudo".
Formada em teatro pela Universidade de São Paulo, Carol Duarte até então era desconhecida pelo grande público e se prepara para estrear na TV já no horário nobre. "Caramba, é uma apreensão! E eu estou me dedicando muito. Medo eu não sei se existe, porque é uma dedicação tão grande, eu tô trabalhando tanto, tão empenhada... Mas claro que fico super ansiosa, é meu primeiro trabalho na TV", ela admite.
A atriz entende a polêmica que o dilema da personagem provoca como um aspecto positivo. "Estou muito feliz que isso está abrindo diálogo, que as pessoas estão falando sobre isso", comenta. E sendo na trama uma representação de dramas que muita gente passa fora da ficção, ela ressalta: "As pessoas trans tem a voz delas e são elas que devem ser ouvidas porque elas vivem isso. Estou estudando muito porque eu sei da responsabilidade disso".
No desenrolar da história, Ivana vai passar para transição, e apesar de ainda não saber como será feita a caracterização, a atriz garante que tem total disponibilidade: "Ainda não sei muito sobre isso, porque é com a direção e direção artística. Mas estou disposta de corpo e alma para o que for preciso. Estou aqui pra esse personagem."
Carol está mergulhada na questão de gênero e no universo da transexualidade desde que começou a fazer os testes. Além de conversar com muitos homens trans, que espelham a Ivana, a intérprete conta que buscou referências no cinema, na literatura: "Vi muitos filmes, como Garota Dinamarquesa e Tom Boy, por exemplo. Li tanto livros biográficos, como do João Nery, como também o 'Problemas de Gênero', da Judith Butler". Para construir os detalhes da Ivana, ela também teve o youtube como ferramenta. "Vi muitos vídeos de gente que está fazendo a transição agora, meninas ou meninos que estão passando por várias questões e estão falando no dia a dia disso", relata.
Na trama de Glória Perez, a nova identidade de gênero de Ivana vai provocar muitos conflitos com Joyce (Maria Fernanda Cândido). Por ser tradicionalista e conservadora, a mãe da jovem se revolta quando a filha revela que é um homem trans e a crise na família é instaurada. Em sua pesquisa, a atriz ouviu várias histórias parecidas, e relata: "Ás vezes pode ser muito difícil. A família de certa forma transiciona junto e talvez seja o primeiro lugar em que a pessoa fale, ou que haja o questionamento: 'como é para o seu pai e para a sua mãe quando você diz que é trans?' Claro que para eles é algo novo".
Não só o conflito familiar, a personagem de Carol Duarte também terá uma relação conturbada com Claudio (Gabriel Stauffer), que é apaixonado por ela e tenta a todo custo se tornar seu namorado. Nas cenas exibidas na coletiva de lançamento da próxima novela das nove, Ivana já aparece em cenas dramáticas na praia com o admirador e em frente ao espelho.
(Por Samyta Nunes)