O Carnaval de 2022 no Rio de Janeiro foi adiado para abril, quando as escolas de samba vão entrar na avenida pela primeira vez em dois anos. Antes dos desfiles, porém, as agremiações precisam da Sapucaí para ensaiar. Como de costume, esses ensaios são abertos ao público, gratuitos, e acontecem um mês antes da festa oficial.
No calendário liberado pela Liesa-RJ, as escolas de samba entram na passarela já no próximo domingo (13), com apresentações às 20h30, 21h40 e 22h50. A primeira delas será a Imperatriz Leopoldinense, que tem Hariany Almeida como destaque; seguida pela São Clemente - que também elegeu ex-BBBs no corpo de componentes -, e, por fim, a Portela.
No dia 20 de março, é a vez da Paraíso de Tuiuti ensaiar às 20h30. Na sequência, o público vai poder curtir o som da Vila Isabel às 21h40, e da Mangueira, às 22h50.
No dia 27 de março, os ensaios seguem nos mesmos horários, com Unidos da Tijuca, Beija-Flor e Salgueiro se apresentando nesta ordem. Já em abril, no dia 3, às vésperas do desfile, a Mocidade entra na Sapucaí às 21h40, seguida pela Grande Rio, que tem Bianca Andrade como musa, às 22h50. Não haverá escolas às 20h30.
Por fim, no dia 10 de abril, a Sapucaí recebe a Viradouro às 22h50. A escola será a única a se apresentar neste dia, mas os responsáveis pelos desfiles farão testes de luz e som antes da escola ganhar a avenida. Haverá ainda uma lavagem da pista, que acontece tradicionalmente com a ajuda de mães de santo e baianas.
Além das agremiações do Grupo Especial, as escolas de samba do Grupo Ouro, antes chamadas de Grupo de Acesso, também vão poder usufruir da avenida para testar componentes, coreografias e últimos detalhes. A ideia é que os testes aconteçam sempre aos sábados, nas vésperas dos ensaios das escolas do Grupo Especial.
No dia 12 de março, entram na avenida as agremiações Em cima da Hora, Império Serrano e Lins Imperial, sempre às 19h, 20h e 21h, respectivamente. No dia 19 de março, nos mesmos horários, é a vez da Unidos da Ponte, seguida pela Acadêmicos do Cubango e enfim pelo Império da Tijuca. No dia 26, entram na avenida Inocentes de Belford Roxo, Acadêmicos do Sossego e Acadêmicos de Santa Cruz.
Já em abril, no dia 2, desfilam União da Ilha, Acadêmicos de Vigário Geral e Unidos de Porto da Pedra. Fechando os ensaios, Estácio de Sá, Unidos de Bangu e Unidos de Padre Miguel entram na Sapucaí no dia 9.