O Carnaval 2022 foi adiado para abril no Rio de Janeiro e São Paulo, mas os preparativos para os desfiles das escolas de samba já começaram e estão a todo vapor. Isso inclui, é claro, uma organização da TV Globo, que é quem vai transmitir a competição de ambas as cidades.
Como confirmou a assessoria de imprensa da emissora, nos dias 20 e 21 de abril, os desfiles das agremiações do Grupo de Acesso do Rio serão transmitidos apenas na cidade em que eles acontecem, ou seja, no Rio de Janeiro.
Já nos dias 22 e 23 de abril, como acontecem as apresentações das escolas do Grupo Especial tanto de São Paulo quanto do Rio, a decisão também foi manter a transmissão localmente, com a diferença de que, no restante do país, é o Rio quem vai aparecer nas televisões.
Vale lembrar que, em relação aos ensaios, as escolas de samba só devem entrar na avenida em março, após o feriado nacional de Carnaval. Enquanto isso, as agremiações e os blocos de rua têm promovido eventos privados - que aliás têm preocupado as autoridades.
A ideia é que o público não fique órfão de programação de Carnaval durante fevereiro, já que os feriados estão mantidos ao redor do país. Nos dias 26 e 27, a Globo escolheu transmitir momentos marcantes do programa "Seleção do Samba", com direito a destaque das músicas escolhidas pelas escolas do Rio. Já nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, a transmissão ficará por conta dos sambas-enredo das escolas de samba de São Paulo.