Claudia Leitte foi alvo de indiretas de Daniela Mercury e Margareth Menezes, ministra há três anos da Cultura. Isso porque a cantora tem optado por não falar a palavra "Iemanjá" (mãe dos Orixás e deusa dos marinheiros) quando canta a música "Caranguejo (Cata Caranguejo)", causando a revolta de outras personalidades como o secretário de Salvador (Bahia).
As novas críticas a Claudia ocorreram no tradicional "Show do Pôr do Som", um dos eventos do festival da virada da capital baiana. A ministra fez referência ao período da escravidão em sua fala. "É importante a gente buscar na história desse povo afro-brasileiro, dessa cultura, tantas perseguições, desde o tempo da escravidão. Está na hora da gente pensar melhor e se comportar melhor em relação aos direitos dos povos afro-brasileiros", disparou.
"A gente tem que saber como começa essa história. É muito digno que a gente respeite as religiões de matriz africana", prosseguiu Margareth. Atualmente, Claudia Leitte segue o evangelismo e, por isso, trocou "Iemanjá" por "Jesus" na letra da música, o que a fez ser acusada de racismo religioso.
Depois, foi a vez de Daniela fazer suas críticas à cantora. "O axé é a força que emana de tudo que é vivo. Que a gente aprenda a se amar, porque se o candomblé sofre preconceito é porque o preto sempre sofreu preconceito, isso é uma consequência do racismo", afirmou. "Que a gente afirme toda a importância das religiões de matriz africana", pediu a mulher de Malu Verçosa.
"Eu não seria quem sou, sem os terreiros de candomblé, sem o povo que mantém sua cultura através da sua religião. Então, eu bato cabeça", frisou em indireta a Claudia, alvo de investigação do Ministério Público da Bahia. A letra de "Caranguejo" tem versos como "Maré tá cheia, espera esvaziar/Joga flores no mar/Saudando a rainha Iemanjá/Maré tá cheia, espera esvaziar/Joga flores no mar".
Se no fim de 2024 Claudia Leitte se envolveu em polêmica por causa de música, no carnaval passado Ivete Sangalo e Baby do Brasil protagonizaram uma conversa envolvendo o arrebatamento e o apocalipse durante o desfile do trio da intérprete de "Sorte Grande". Tudo por causa da música "Macetando".
Depois, a veterana afirmou que nunca teve um problema com Ivete, mas foi detonada por Xuxa, que se envolveu na treta. Por fim, uma das filhas de Baby detonou Ivete e a acusou de brincar com o "mundo espiritual".