Atingida pela lepra, Milah (Elizângela) vai descobrir que o ataque de Orebe (o nome do ator não foi divulgado) não foi por acaso, no capítulo desta sexta-feira (13), da novela "A Terra Prometida". Antes de morrer, o leproso revela para a cananeia, a ficar curada milagrosamente, que foi pago para transmitir a doença para ela. Orias (Walter Breda) avisa que vai procurar a filha mais velha, Raabe (Miriam Freeland), para alertá-la do cuidado que corre.
Enquanto isso no acampamento, a ex-prostituta consola Nobá (Frederico Volkmann) e cuida dos seus outros irmãos. Quando se encontra com a primogênita, Orias diz que alguma mulher está tentando lhe fazer mal. Em outra parte do Gilgal, Iru (Guilherme Boury) consegue desarmar Laís (Ariela Massotti), depois de Calebe (Milhem Cortaz) tentar impedir que a hebreia faça algo contra sua mulher. Apesar do ataque, Noemi (Nívea Stelmann) perdoa Laís e agradece a Deus por estar com a família, e a vilã ganha amparo de Aruna (Thais Melchior) e de Eleazar (Bernardo Velasco).
Já na área de treinamento, Tobias (Raphael Vianna) e Zaqueu (Ricky Tavares), a ter a vida salva por Rune (Douglas Sampaio), se desentendem e são chamados a atenção por Salmon (Rafael Sardão). O marido de Livana (Letícia Medina) incomoda Maquir (Alexandre Slaviero) por sua presença no local e, mais tarde, é autorizado pelo irmão de Lila (Myrella Victória) a usar uma sela especial para montaria, para felicidade de Elidade (Guilherme Leme Garcia) e Laila (Valéria Alencar). Não demora muito para Maquir pedir perdão à ex-namorada e receber o apoio do pai.
Samara (Paloma Bernardi) e Tobias conversam sobre a morte de Abel (Edu Porto) e Léia (Beth Goulart) escuta. Descobrindo, assim, que o filho foi cúmplice no assassinato. Os vilões alegam que são reflexo da mãe. Depois, cheia de ciúme, reclama da demora do marido, Quemuel (Raymundo de Souza).
Em Jerusalém, Úrsula (Letícia Peroni) diz, novamente, não confiar em Zareg (o nome do ator não foi divulgado) e chora quando é proibida pelo pai, Adonizedeque (Mário Frias), de ver sua mãe e avó, para quem o monarca quer pedir conselhos, mesmo após implorar. Mireu (Eduardo Magalhães) demonstra carinho e atenção por Ula (Rafaela Mandelli) e a ex-rainha de Ai agradece. Vendo o interesse dele, Lina (Naiumi Goldoni) diz que vai ajudar o cananeu e confessa que Bogotai (Marcelo Argenta) pagou caro por um monte de roupas velhas. Mas Ula se abre com Lina e diz não pensar em um novo marido.
No acampamento, Mara (Cristiana Oliveira), futura vítima de rapto por mercadores, vai até a tenda da filha, Ioná (Day Mesquita), e se desentende com o genro, Elói (Cláudio Gabriel), que reclama e ganha apoio da mulher. Já Aruna ganha lições de Yana (Luciana Braga) e causa estranhamento no marido quando se comporta de forma séria. Por fim, Lila avisa a aproximação de um grupo de pessoas estranhas e os cananeus são encontrados por Josué, que convoca todos para uma reunião.
Mentindo, Zareg alega que ele e sua comitiva vieram para se juntar aos hebreus. Eles são autorizados a ficarem em Naftali, porém não demora muito para a intenção verdadeira de Bogotai vir à tona quando olha com raiva para Finéias (Rafael Queiroz).