Depois do sofrimento pelo acidente de Rune (Douglas Sampaio), a família de Laila (Valéria Alencer) e Elidade (Guilherme Leme Garcia) vai ter uma boa notícia, no capítulo desta sexta-feira (23), da novela "A Terra Prometida". Prestes a se tornar avó, a mãe de Livana (Letícia Medina) vai descobrir que está grávida. Em seguida, a matriarca da tribo Benjamin conta a novidade para o marido.
O líder tribal ao receber a notícia através da mulher não esconde a sua felicidade. Mas, por outro lado, Samara (Paloma Bernardi) volta a mostrar seu lado perverso. Após se aliar à mãe, Léia (Beth Goulart), para matar Adara (Yacanã Martins) dessa vez ela arma contra Abel (Edu Porto), seu pretendente por ela rejeitado. A vilã pede ao irmão, Tobias (Raphael Viana), para lhe arranjar alguns escorpiões. Com a posse dos animais, Samara mata o hebreu, após seduzi-lo.
Mas antes disso, a megera fica furiosa ao saber que Aruna (Thais Melchior) não levou uma chamada de Josué (Sidney Sampaio), após acreditar, junto com a mãe, que o casal iria romper o compromisso. A mulher de Quemuel (Raymundo de Souza) ainda tenta acalmar a filha. E depois, finge interesse em Abel, mas seu pai disfarça ao notar que ela está fingindo. O irmão de criação de Eleazar (Bernardo Velasco) conversa com a mocinha sobre o roubo das roupas do Soldado Mascarado e afirma que acredita nela, pois alguém entrou na sua tenda. No final, Josué se declara para Aruna.
Calebe se passa por rei de Jerusalém
Ainda no acampamento hebreu, o marido de Noemi (Nívea Stelmann) procura Pedael (Ernani Moraes) para se disfarçar de Adonizedeque (Mário Frias). Quem também usa disfarce de nobres de Jerusalém são Elói (Claudio Gabriel), que ao se despedir de Ioná (Day Mesquita) diz que irão morar juntos ao voltar da missão, e Otniel (Leonardo Miggiorin), que dá até logo a Talmal (Paulo Goulart Filho). Não demora muito para o trio seguir para Ai assim que Calebe (Milhem Cortaz) exibe um baú que usará para presentear o monarca daquela cidade.
Só que eles nem desconfiam que Nobá (Frederico Volkmann), preocupado com o pai, resolve entrar no cesto sem ser visto. Para isso, pede permissão para brincar do lado de fora das tendas. Quando chegam em Ai são recebidos pelos soldados, que os deixam entrar e, em seguida, são saudados pelos moradores. Desconfiado, Kamir questiona Calebe
Em outro momento de distração dos hebreus, o menino foge procurando por Orias (Walter Breda). Em outro ponto do Gilgal, Chaia (Juliana Boller) e Zaqueu (Ricky Tavares) conversam e o arqueiro diz desconfiar de Tobias em relação à sabotagem das suas armas.
Ravena é coroada rainha de Ai
Após a prisão de Ula (Rafaela Mandelli), o trono de rainha daquela cidade ficou vago, mas Kamir (Roberto Bomtempo), a morrer traído por Ravena (Flávia Monteiro), avisa aos nobres de Ai que a feiticeira será sua nova mulher. Quem não gosta disso é Jordi (Alexandre Liuzzi), com ciúmes do casal. Já Melina (Carla Diaz), filha do rei, diz a Najara (Cássia Sanchez), que o futuro do pai será triste.
Não demora muito para o assistente da feiticeira mesmo contra sua vontade promover a união de Ravena e Kamir para saudação dos nobres. Já nas campinas de Canaã, Ula segue galopando depressa. E Zaíra (Nica Bonfim) afirma para a Senhora do Fogo que vai levar alguém para o sacrifício. Já em Jerusalém, o verdadeiro Adonizedeque fala sobre os hebreus.
(Por Guilherme Guidorizzi)