O mistério em torno de Adonizedeque (Mário Frias) vai ser revelado no capítulo desta segunda-feira (23), da novela "A Terra Prometida". O rei de Jerusalém, que irá fazer Aruna (Thais Melchior) refém na reta final do folhetim bíblico, aparece conversando com os esqueletos da rainha e da rainha-mãe. Isso ocorre quando o pai de Úrsula (Letícia Peroni) se dirige a um quarto para pedir conselhos às prisioneiras e contar de sua paixão por Ula (Rafaela Mandelli).
Antes, o monarca manda Mireu (Eduardo Magalhães) ir até o Gilgal levar um papiro a Josué (Sidney Sampaio), e pede para Ula ir até o palácio e se vestir como rainha. A viúva de Kamir (Roberto Bomtempo) aceita, é cortejada pelo soberano, e ao contar suas histórias, faz Adonizedeque e os outros reis vibrarem. Acontece que a mãe de Melina (Carla Diaz) ganha declaração de Mireu.
No acampamento, Racal (Gustavo Novaes) admite seu interesse em Mara (Cristiana Oliveira), com quem vai se aliar para acabar com o casamento de Ioná (Day Mesquita), filha dela, e é alertado por Zareg (Ricardo Duque). A vilã discute com Jéssica (Maytê Piragibe) e a chama de fraca quando a ex-noiva de Salmon (Rafael Sardão) diz não ter vontade de fazer mal a ninguém. Depois, a sogra de Elói (Cláudio Gabriel) pede respeito ao cananeu quando ele dá em cima dela. Enquanto isso, Elias (João Bourbonnais) reclama com Pedael (Ernani Moraes) pelo seu conselho de beijar à força Laís (Ariela Massotti), e pede para a hebreia lhe acompanhar em novo jantar, ao se desculpar com a garota.
Por sua vez, o líder hebreu pede a Zareg para contar detalhes de sua viagem, em conversa com Racal. Mais tarde, Samon e Mireu surpreendem o sucessor de Moisés (Guilherme Winter) quando dizem que o oficial de Jerusalém tem um recado importante do rei. E Ruth (Louise Marrie) descobre nova gravidez de Boã (Tatsu Carvalho). Por fim, na caverna dos leprosos, Milah (Elizângela) fica curada para emoção do marido.