O Outubro Rosa é considerado o mês da prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. A campanha é responsável por estimular o diagnóstico precoce. Algumas famosas já compartilharam o momento delicado de suas vidas e ajudaram na propagação do conhecimento a respeito da doença. Inspire-se nas histórias de garra e superação dessas mulheres incríveis!
Ana Furtado recebeu o diagnóstico em 2018, durante exames de rotina. A apresentadora do "É de Casa" continuou trabalhando durante o tratamento e celebrou a vitória contra a doença.
"É uma caminhada que não é fácil. Receber o diagnóstico de um câncer vem com tanto peso, tantos significados para a vida de qualquer um. É um baque, um susto. O câncer, em um primeiro momento, é uma grande ameaça e, para muitos, continua sendo. Então, desde o começo, me propus a ter uma aceitação positiva da doença e essa aceitação me levou a me adaptar a esses novos cenários", afirmou.
Diagnosticada durante a pandemia, Zileide Siva compartilhou sua experiência. Atualmente curada, a jornalista falou sobre a insegurança e o medo causados durante o tratamento.
"Tinha essa torcida organizada falando comigo: 'Opa, vamos aí, levanta! Pode chorar hoje, mas levanta, sacode a poeira, vamos enfrentar tudo o que for necessário'. É bem isso o que acho muito importante, seguir a orientação dos médicos. Eles sabem o que estão fazendo. O início tem muito medo, depois uma certa raiva, o incômodo do tratamento e aí, bola para frente, vamos superar mais essa, vamos tocar o barco", disse.
Fernanda Motta descobriu o tumor em 2019. "Eu descobri através de um exame de toque. Sempre cuidei muito da minha saúde. Foi assim que eu descobri o nódulo, em um domingo, tomando banho", contou.
Apesar da situação delicada, a modelo não se deixou abater: "A gente tem que desmistificar esse nome tão forte. O câncer é uma doença séria, mas ele tem cura. Principalmente se você tem um diagnóstico precoce. É muito melhor a gente se cuidar e prevenir".
Em dezembro de 2001, Patricia Pillar anunciou através de uma nota oficial à imprensa que teve câncer de mama e retirou um tumor maligno. A atriz contou como o sofrimento de lutar contra a doença a fez crescer. "Eu lutei. Em nenhum momento perdi o bom astral. A tranquilidade é uma certa resignação ao fato de que a vida não é só felicidade. Ter lidado com o sofrimento, a dor e a perda me fez bem", declarou.
Arlete Salles foi diagnosticada com câncer de mama aos 72 anos. Após a cirurgia de mastectomia, quimioterapia e radioterapia, ela foi curada. Depois do episódio, a atriz deu o seu relato sobre o tema.
"Fiquei desesperada e extremamente assustada. Caiu como bomba na minha vida e na minha cabeça. Resolvi encarar o problema que a vida estava me apresentando. Fiz a cirurgia e todo o tratamento o mais rápido possível", disse. A perda dos cabelos preocupou a atriz na época:
"Enfrentar a quimioterapia e a radioterapia não são simples. O estigma da doença é o que mais entristece as mulheres, mas isso fica tão pequeno quando a gente compara com a vida. Quero avisar as companheiras que o cabelo volta mais forte e farto. Eles renasceram mais bonitos".
Elba Ramalho relatou sua experiência e deu um show de superação. "Meu câncer apareceu em abril de 2010. Estava no Rio de Janeiro, descansando após o Carnaval intenso que tinha feito em Pernambuco quando fiz um exame de rotina logo depois de ter achado algo muito pequeno ao apalpar a mama. Foi tudo uma surpresa", revelou.
"Primeiro, passei pelo impacto da notícia: nódulo maligno na mama. Passamos então pelo processo da cirurgia e o resultado do pós-operatório que determinam o tratamento. Após a retirada da mama e análise técnica do nódulo foi determinado o tratamento, no meu caso sem o uso da quimioterapia, o que foi um grande alívio. Fiz apenas algumas sessões de rádio", explicou.
"Após me curar, fiz a escolha de viver a castidade, espontaneamente, sem pressão externa. Não mudei de ideia até hoje, apenas mudei o discurso em vista ao que isso provoca nas pessoas", completou.
Veja mais celebridades que reforçam a necessidade da busca constante por informação em nossa galeria!