Conforme o tempo vai passando, nosso estilo vai mudando e se aprimorando. Se aos 30 estamos começando a atingir a maturidade fashion e com 40 vamos chegando a um equilíbrio entre moda e estilo próprio, aos 50 já temos mais claro quem somos nós e o que combina com o nosso estilo. Ainda assim, a moda é efêmera e traz novidades todos os dias. Então o dilema sobre qual tendência adotar, ou não, continua. Além disso, ela é cíclica, por isso, a essa altura da vida, é bem capaz de vermos visuais lançados como última tendência, mas que foram moda décadas atrás (como é o caso, agora, do estilo dos anos 70, por exemplo). Confira as dicas para estar elegante depois dos cinquenta e não deixar passar aquele toque fashion que atualiza os looks. Observação: já dissemos por aqui -- e isso vale para todas as idades -- que comprar menos e melhor deixa qualquer mulher mais elegante. Por isso dê preferência a peças com muita qualidade, mesmo que tenha que comprar menos itens.
É fato que ao longo da vida ele vai mudando. Por isso é sempre fundamental se encarar no espelho e conhecer cada curvinha do próprio corpo. As melhores são aquelas que queremos valorizar! Essa informação é fundamental na hora de escolher, por exemplo, um decote, um recorte ou uma fenda estratégicos. Quem está acima do peso ou não se sente confortável com as próprias formas pode, por exemplo, deixar as partes mais "magrinhas" do corpo, como tornozelo e pulso, à mostra, para criar uma sensação de silhueta mais fina.
Experimentou aquela calça que te fez se sentir linda? Se puder, compre mais de uma, em cores diferentes. É que nem sempre é fácil encontrar aquela peça que valoriza a gente de verdade. Mas quando encontramos uma dessas, a autoconfiança aumenta muito, não é? E é a autoconfiança que faz qualquer mulher exalar elegância e segurança do próprio estilo.
Em geral, os looks recomendados para mulheres com mais de cinquenta anos costumam ser da ordem dos clássicos. Você vai ver na nossa galeria, por exemplo, a quantidade de mulheres usando alfaiataria. É que um item atemporal e, sobretudo, de bom corte realmente nos deixa mais "classudas". Mas não é por isso que o seu visual precisa ser careta. Adicione itens divertidos, coloridos, sexy ou bem extravagantes a uma base clássica. Veja Julia Roberts, por exemplo, que combinou o blazer preto e a sandália de tiras com calça de couro (uma das trends da temporada) justa e t-shirt. Não ficou o máximo? Esse é um bom caminho.
Se você gosta de exibir um estilo marcante e não gosta de produções mais básicas pode, ainda assim, ousar usando itens clássicos, mas com um toque diferente. Um bom exemplo desse recurso está no look de Sarah J. Parker (na nossa galeria). A eterna Carrie Bradshaw e musa fashionista da vida real apostou em um look montado com saia mídi, camisa, casaco longo e scarpins. A produção poderia ter ficado caretíssima, não fosse sua ousadia no contraste de cores e estampas, várias no mesmo look. Pode copiar!
(por Deborah Couto)