Quando passamos de uma certa idade (quase sempre, dos 30 anos, já conferiu as nossas dicas?) não estamos mais interessadas em consumir todas as últimas tendências da moda. Uma mulher de 40 anos ou mais fica mais elegante quando encontra seu estilo próprio e usa as peças que estão na moda para atualizá-lo. Mas é nessa idade que começam a surgir mais dúvidas sobre o que é, ou não, apropriado no look. A gente já adianta que não existe nada que não seja apropriado. Tudo depende do estilo de quem usa e tudo é uma questão de equilíbrio, como mostram as mulheres (podres de chics!) da nossa galeria. Confira algumas dicas de como se manter na moda sem perder a elegância depois dos 40 anos.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual o seu estilo, busque aquilo que você gosta. Parece fácil quando dito assim, mas na hora de sair às compras nem sempre isso fica tão claro. Por isso vale a pena folhear revistas de moda, seguir perfis especializados no Instagram e procurar por sites (como este que vos fala!) que tenham looks em diversos estilos. Assim você vai avaliando o que te agrada e o que jamais usaria, para depois montar o quebra-cabeças do seu look. Só depois de chegar a alguma conclusão é que vale à pena compraralgo, já que assim as aquisições serão mais certeiras.
Na hora de se vestir, não é só estilo que importa, mas também quem é você! Pense bem no seu estilo de vida. Além disso, se encare no espelho e visualize o que gosta mais em si mesma. São os seus pontos fortes que deverão ser valorizados na hora de se vestir. Vale, também, pensar no que não gosta e quer disfarçar na hora de construir um look. As calças de cintura alta, por exemplo, alongam a silhueta. Já os decotes profundos ficam ótimos em quem tem um colo bonito.
Uma vez que você já conhece o próprio corpo e o próprio estilo, fica muito mais fácil sair para comprar roupas. Daí que vale a pena descartar tudo o que você não gosta ou não te valoriza (mesmo que esteja em alta) e manter no guarda-roupa apenas aquilo com o que você se sente linda. Se o estilo for casual, por exemplo, aposte em bons pares de jeans que deixem tudo no lugar (já viu os modelos que estão na liquidação?). Já as mais clássicas devem investir em peças de alfaiataria, que estão em alta deixam qualquer look mais elegante.
Quando falamos em hi lo por aqui não significa, necessariamente, um mix de peças caras e baratas. A mistura, aqui, é de elementos mais clássicos e atemporais (aqueles, aliás, que valem os investimentos mais altos) com outras peças que fazem parte das últimas tendências. Esse truque é o mais usado pelas famosas mais bem vestidas do mundo para manter a elegância até no visual mais fashionista. Essa equação, no entanto, depende do estilo de quem vai vestir. Se você é fashionista e ama a última moda, o ideal é se manter fiel à própria vontade e apenas pontuar o look com elementos clássicos, como um par de scarpins, por exemplo. Já se você é uma mulher mais clássica e gosta de manter o visual mais contido, pode incluir uma ou duas peças mais moderninhas, para rejuvenescer o visual.
Quando bater aquela dúvida sobre o fato de alguma peça ser ou não apropriada à sua idade, se pergunte se você ama aquele item. É essa a resposta que você precisa para incluir, ou não, aquele elemento no seu visual. Nunca deixe de usar nada (nem mesmo um short curto, por exemplo!) por restrições de faixa etária. O segredo é experimentar a peça. Se sentiu linda? Pode colocar para jogo!
(por Deborah Couto)