É normal que as atenções sejam voltadas mais para os cuidados com a pele e o cabelo no Outono, a época tem um clima mais ameno, o que proporciona o uso de substâncias mais fortes para um tratamento intensivo. Mas os cuidados capilares em casa também são muito importantes, já que é a manutenção é que deixa os cabelos saudáveis, bonitos e com muito brilho, seja após uma pintura de mudança radical extrema, como a de Giovanna Lancellotti que está com os fios platinados, ou como rotina de cuidados diários. Para evitar que ocorram quedas de cabelo e descamação do couro cabeludo, a hairstyle Sonia Nesi dá a dica de sete cuidados para que não aconteçam danos maiores aos fios que já estão fragilizados pela estação anterior.
A temperatura elevada da água tende a deixar os fios mais fracos e quebradiços, e ainda aumenta a quantidade de sebo no couro cabeludo nessa época do ano.
As duas temperaturas são ótimas para manter o cabelo com aspecto bonito e brilhoso. Vale hidratar as madeixas com a água morna e, por fim, finalizar com a temperatura fria, pois não agride o couro cabeludo e nem desestabiliza a produção de oleosidade. Evitando assim, o ressecamento do cabelo e da pele. Atenção com os produtos muito cremosos em cabelos curtinhos, já que o acúmulo de produto nos fios deixa o cabelo com aspecto bem pesado. Usar ingredientes naturais em receitas caseiras para recuperar os fios também é uma boa dica para hidratar o cabelo sem gastar muito.
Manter o nível menos quente do secador, da chapinha ou do babyliss é muito importante para manter as madeixas saudáveis e o próprio couro cabeludo. Essa questão é muito parecida com a de cima, pois o calor faz com que o organismo produza mais oleosidade que causa o surgimento das caspas, inclusive a queda dos fios. Apesar do calor do secador, dá para manter os fios saudáveis sem fazer o uso recorrente do aparelho, já que o uso de talco na raiz do cabelo tira o aspecto oleoso do cabelo.
As estações do verão e outono fazem parte de uma época do ano que mais propiciam a queda do cabelo, segundo uma pesquisa feita pelas universidades John Hopkins e Washington. As pessoas procuram mais informações sobre o problema na internet e é aí que entram os cuidados básicos, ainda mais depois de tantas mudanças de cores dos fios, que pedem tons mais escuros para a meia estação.
Prender o cabelo é sempre inevitável, seja por uma questão de praticidade, estilo ou até mesmo por conta do calor. A dica aqui é tomar cuidado com o atrito causado pelos elásticos que prendem os fios. É importante usar as famosas xuxinhas já revestidas por algum tecido. Têm vários prendedores estilosos e com essa proposta mais girlie.
Regra número 1 dos cuidados básicos com o cabelo é não dormir com o cabelo molhado. Além de amassar o cabelo, o couro cabeludo úmido pode causar mofo e o surgimento de caspas. O ideal é manter sempre os fios secos e protegidos.
Estamos no outono, e aqui não temos um frio europeu, o que faz com que nos preocupemos com o couro cabeludo exposto ao sol nos dias mais quentes. A solução para isso é passar um leave in nos fios e até mesmo um protetor solar capilar. Eles protegem os cabelos e faz com que o fio não fique ressecado e nem com porosidade. Um chapeu ou boné estilosos são sempre válidos na hora de proteger o couro cabeludo das altas temperaturas.