É chegada a hora de abandonar os tons mais claros e quentes que o Verão pede e deixar as madeixas com tonalidades um pouco mais frias e fios mais escuros. É que no Outono, cores mais fechadas combinam mais com o mood da meia-estação, que faz com que as pessoas optem por escurecer as madeixas e mudar o visual seja com tinturas ou até mesmo usando perucas como assessório de estilo. É nessa época do ano que as pessoas tendem a cuidar mais dos fios para reparar os danos causados pela exposição excessiva do sol, seja de forma caseira, ou com produtos específicos para o cuidado com os fios.
A colorista Daniela Albuquerque, do Jacques Janine Fashion Mall, considera o Strawberry Blonde, um tom de loiro acobreado, um dos tons preferidos das brasileiras para essa época do ano. "É um ruivo escuro com algumas highlights, quase um marrom mel". comenta. O segredo é não deixa a cor monocromática e apostar em nuances que dão esse efeito mais sofisticados.
Os cuidados são os mesmos que em qualquer coloração. O ruivo tende a desbotar mais facilmente, então produtos para cabelos coloridos são imprescindíveis, além de evitar o contato com o cloro e sal do mar", aconselha Daniela.
No Brasil, o preto perolado divide opiniões, já que por aqui as mulheres adoram mechas iluminadas, com efeito sun kissed. "O preto perolado é tão intenso que parece ter nuances azuladas", comenta o hairstylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur. De acordo com o expert, ele é indicado para mulheres de pele morena com fundo oliva como Kim Kardashian. "Vale lembrar que neste tom, os fios brancos ressaltam bem mais e o visual fica mais pesado. Por isso, não indico para mulheres de pele muito branca, com subtom rosado", comenta ele, que indica manutenção de dois em dois meses, já que o tom desbota bem facilmente.
A técnica ilumina fios castanhos, deixando um efeito sunset, nos tons dourado e mel, como as nuances do pôr do sol. "É super suave e evita o estrago desde a raiz, já que a técnica descolore mechas finas no tom cacau no comprimento da cabeleira" A cor é indicada para mulheres que desejam iluminar o rosto. Este tom fica bem para praticamente todas as mulheres. Como é uma técnica sutil, é o mais recomendado para as pessoas que querem mudar, mas não querem fazer uma mudança radical. Vale a aposta.
"O ruivo canela é mais aberto que o strawberry blonde, e já que os tons avermelhados sempre vêm com tudo nas estações mais amenas, vale ser apostado por mulheres de pele clara e fundo rosado, como a atriz Jessica Chastain". De acordo com Rudi, a cor já é um tom desbotado, ainda mais com lavagens e o uso do secador. A manutenção mensal ou a cada dois meses é o tempo ideal, já que depois disso a cor começa a ficar manchada nos fios".
E se no cabelo a tendência é escurecer, as roupas da meia-estação não têm nada de tons escuros ou mais sóbrios. É que o outono desse ano é colorido, com muito brilho metalizado, vinil, trend do militarismo e muitas outras tendências que fazem um revival tanto dos anos 80 como nos anos 2000.
(Por Biana Lobianco)