A beleza natural é um tema cada vez mais discutido no universo fashion, e faz parte de toda uma onda de autoaceitação, da promoção da diversidade do fim de um padrão de beleza único, que costumava escravizar mulheres de todo o mundo e levá-las a se sentirem piores por conta da aparência. O não uso da maquiagem ou a famosa make nada é um exemplo de que a tendência está chegando às passarelas. O aumento de pessoas que passam por uma transição capilar é outra trend que revela que a força dos cabelos naturais veio para ficar.
Nas passarelas das semanas de moda internacionais, que trouxeram as tendências para verão 2019, os cabelos vieram mais naturais do que nunca exaltando a beleza particular de cada modelo. Em vez da padronizar as meninas com um penteado único, algumas marcas apostaram em pequenos acabamentos deixando as madeixas com aquele aspecto de bem cuidado, porém sem interferir muito na natureza de cada mulher. Uma das que investiu no visual foi a Chanel , que trouxe um "visual de praia" para os looks e para os cabelos, que apareceram ora totalmente soltos com ondas naturais, ora presos em um meio rabo de cavalo. Os italianos Giambattista Valli e Alberta Ferretti também apostaram no visual solto e com ondas naturais, que remete à praia e a um visual mais relaxado e menos elaborado. O cabelo de praia foi, ainda, a aposta de Michael Kors, que além de apostar nas flatforms para o verão, respeitou o tipo de cabelo de cada uma das modelos.
Já a Fendi, que apostou em tons terrosos para o verão 2019, trouxe um coque alto, preso com displicência e com fios soltos na parte da frente, criando uma aparência de que o penteado foi feito em casa. O coque foi, ainda, a aposta de Anna Sui e da Dior que levou para a passarela o universo da dança, e apostou nos looks presos arrematados por faixas que lembram as das bailarinas.
Uma das evidências da celebração da diversidade nas passarelas se mostrou, ainda, na quantidade de modelos de cabelos curtos (às vezes raspados) e dos cabelos cacheados, deixados ao natural nas passarelas da semana de moda, como foi a aposta da Louis Vuitton . A valorização da beleza única de cada mulher é um fenômeno irreversível e que só traz benefícios para a sociedade, já que reforça a autoestima e a autoaceitação de todas as mulheres, rompendo com padrões que, antes, as aprisionavam e faziam se sentir desconfortáveis.
(por Deborah Couto)