Para cuidar dos cabelos cacheados e crespos, você precisa, antes de mais nada, identificar o seu tipo de cacho. Ele é do tipo 2, 3, 4, A, B ou C? É mais fino ou mais grosso? Com isso, fica mais fácil saber quais são os melhores produtos e os principais cuidados que você tem que ter com suas madeixas. Por isso, o Purepeople vai te ajudar! Saiba identificar o seu tipo de fio e o que fazer para deixar seus cachos sempre lindos!
Um erro muito comum é acreditar que o cabelo crespo é mais forte por ter o cacho mais fechado e, em alguns casos, pouca definição. Pelo contrário: os fios com a curvatura 4 costumam ser mais finos e quebrar com muita facilidade. Além disso, como a oleosidade natural tem dificuldade de chegar às pontas, por conta da curvatura, os cabelos crespos também podem ser mais secos. Nesse caso, a dica é fortalecer as madeixas com muita hidratação e usar elásticos de tecido ao prender os fios. Para potencializar o tratamento, experimente misturar algumas gotinhas de óleo de coco no seu creme.
Os cabelos cacheados classificados como 2A, 2B e 2C possuem mais ondas do que cachos propriamente ditos. Por conta dessa indefinição, os fios podem ser classificados como médios, já que alguns tipos são mais finos, enquanto outros são mais grossos - isso varia de pessoa para pessoa. Para cuidar desse tipo de cabelo, a hidratação semanal é mais que bem-vinda. Ela vai ajudar a minimizar o frizz e repor a água das madeixas, deixando os cachos mais maleáveis e macios. O tratamento pode ser feito com um produto da sua preferência ou mesmo com uma receita caseira, para quem curte cuidados mais naturais.
Os cabelos do tipo 3 (A, B e C) são mais definidos, com o formato em espiral do cacho bem característico. Com isso, os fios costumam ser mais grossos e exigem cuidados regulares, como hidratações e nutrições nas madeixas. A umectação com óleo vegetal é a melhor pedida para manter a definição dos cachos e ainda devolver o brilho. Dependendo do comprimento dos seus fios, faça o tratamento a cada 15 dias ou mesmo uma vez por semana, se preferir.
Para mulheres em transição capilar, descobrir qual é o seu tipo de cacho é a tarefa mais difícil! Isso porque o cabelo apresenta diferentes texturas e formatos durante o processo em que os fios estão sem química até ficarem 100% naturais. Nesse caso, aposte em um cronograma capilar para recuperar os seus cachos depois de tantos alisamentos. O cronograma nada mais é do que uma agenda de cuidados que envolve hidratação, nutrição e reconstrução das madeixas. Existem produtos específicos e acessíveis para cada tipo de tratamento, que podem ser feitos de acordo com a sua necessidade.
(Por Marina Couto)