Sempre que você escolhe algum shampoo e condicionador para fazer os cuidados basiquinhos no dia a dia nos seus cabelos você pensa a respeito do seu tipo de fio e o resultado que você quer, certo? Mas já teve a sensação de que o produto não está mais fazendo o efeito desejado? A técnica da Embelleze, Daniele Nascimento, esclarece os principais mitos e verdades a respeito de os fios acostumar acostumar com o shampoo e dá algumas dicas sobre o uso. Confira!
"Não! Na verdade, o uso contínuo faz com que o cabelo alcance todos os benefícios oferecidos por aquele tratamento e então o consumidor deixa de perceber os resultados, pois aquelas antigas necessidades já foram supridas. Nesse momento é hora de renovar o ciclo de tratamentos", conta ela.
Na verdade não perdem o efeito, eles alcançam o objetivo oferecido, então é hora de alterar os ativos para conquistar novos resultados. Nessa hora, o ideal é alterar o tratamento, substituindo os ativos por outros ainda não usados. Por exemplo, se está usando algum tratamento com óleo de coco, passe a usar D-Pantenol ou passe a usar óleo de abacate. Pausar o uso do tratamento mais recorrente e substituí-lo por outro é o mais eficaz. Dê uma pausa de um mês e depois volte a usá-lo".
Para a técnica da Embelleze, o ideal é renovar os ativos a cada tubo de shampoo e conhecer seu cabelo e entender suas necessidades é o mais importante passo para poder ter sucesso no tratamento. Hoje as empresas de cosméticos já comunicam em suas embalagens o melhor desempenho de cada produto, sendo para hidratação, nutrição, reconstrução, revitalização, umectação, entre outros. Principalmente nessa época do ano, em que o cabelo sofre com várias transformações de colorações.
Quanto mais sensibilizado ou necessitado de tal tratamento estiver o cabelo maior será o tempo para alcançar o resultado, porém, escolher por produtos de boa qualidade já garantem resultados surpreendentes na primeira aplicação. O caminho certo, portanto, é escolher um tratamento de boa qualidade. Isso é extremamente importante para garantir a excelência do resultado final. Há também os tratamentos com dicas caseiras que você pode fazer com ativos naturais e tratar dos fios.
Geralmente o cabelo apresenta mais de uma necessidade e algumas delas podem gerar dúvidas quanto ao tratamento, como por exemplo um cabelo naturalmente oleoso e opaco. "Mesmo sendo oleoso ele tem a necessidade de nutrição, ou cabelo quimicamente tratado, fragilizado e ressecado, nesses casos o ideal é montar um cronograma capilar, reconhecendo ao menos as principais necessidades do cabelo e assim realizar um ciclo de tratamento usando essa técnica que é: combinar hidratação, nutrição e reconstrução", explica ela. Esse processo de cronograma capilar é muito usado para recuperar os fios platinados, que perdem a massa e precisam fortalecer a estrutura dos fios.
Apesar de todos os esforços para conseguir recuperar os danos causados pelo verão ou pela mudança de coloração e falta de massa na estrutura capilar, chega um certo ponto que não tem jeito e a tesoura se faz necessário. É nessa hora que os longos saem de cena e entram os curtos ou os médios. Saiba tudo sobre os cortes de cabelo da estação que estão fazendo a cabeça das fashionistas!
(Por Bianca Lobianco)