As principais tendências de corte e cor para o cabelo do verão já estão entre nós. Se a vontade de mudar as madeixas para dar boas-vindas à estação mais quente do ano apareceu por aí, é bom saber que as colorações da temporada estão superdemocráticas: o ruivo, por exemplo, vem com força para a cabeça das fashionistas em tons que prometem agradar (quase) todos os gostos - do strawberry blonde ao cherry red. Mas é preciso tomar alguns cuidados básicos para evitar problemas comuns da estação, como ressecamento e desbotamento. São as hairstylists Tatiana Araújo e Sonia Nesi que antecipam as tendências em alta e explicam como tratar os fios no verão.
O strawberry blonde é uma mistura entre o loiro e o ruivo, com reflexos acobreados responsáveis por deixar o resultado final cheio de personalidade. Segundo Tatiana, o tom suave combina melhor com pessoas de pele clarinha. A tonalidade meio-termo se mostra uma alternativa ideal para quem deseja aderir ao ruivo sem apostar em um tom de vermelho mais intenso. Cabelos mais escuros precisam passar por um processo de clareamento de acordo com a profissionais, mas donas de madeixas claras não precisam descolorir os fios para chegar à cor desejada.
O vermelho cereja, mais escuro e intenso em comparação ao strawberry blonde, também é aposta para o verão 2020 segundo Tatiana Araújo. O tom fechado é muito versátil e democrático, funcionando em todos os tipos de pele - especialmente nas donas de peles morenas e negras. A modalidade "cereja" é mais vibrante que outros tons de vermelho escuro e, por isso, pode exigir um processo de descoloração dependendo da cor original dos fios.
A expert Sonia Nesi explica que o cabelo ruivo sofre com o desbotamento de maneira mais visível. "O pigmento vermelho não tem uma base quente nem fria e, como a cor é mais vibrante e intensa, ela possui menor durabilidade", comenta. Para se proteger do excesso de exposição solar e evitar o desbotamento, Sonia recomenda usar leave-in com proteção solar, investir em produtos ricos em antioxidantes e vitamina E, lavar os fios com água mineral depois de mergulhar no cloro e abusar de acessórios de cabeça como chapéus de palha, lenços e bonés. "O excesso de exposição solar acelera a oxidação dos fios e provoca o desbotamento e o envelhecimento precoce das fibras capilares", explica. "Um cabelo saudável ajuda na manutenção da cor."
(Por Bruna Vilar)