Cores de cabelo rosa, vermelho, laranja, azul e violeta são estilosas e fashion e, assim como alguns cortes, conseguem rejuvenescer o visual. Mas quem aposta nesses tons deve notar que eles desbotam mais rápido do que se espera! Por isso, a Haskell criou uma linha só de máscaras tonalizantes para tratar os tons mais queridinhos das mulheres, a Extend Color Fantasy. Quem contou sobre a novidade ao Purepeople foi o Técnico Nacional da marca, Sávio Gonçalves. "Elas têm um tratamento que vai pigmentar sem química, não tem amônia, não tem nada de agressivo ao cabelo. A coloração vai perdendo a cor justamente pela oxidação dos fios e do contato com o sol, poluição, poeira, com o cloro que tem na água que a gente toma banho", explica.
As máscaras são tonalizantes, ou seja, mantém a cor fantasia por mais tempo, e há 5 cores disponíveis na linha: cereja, cobre, azul jeans, marsala e rosa, mas agem diferente de um tonalizante. "Os tonalizantes são colorações semipermanentes que usam água oxigenada, não tem amônia, mas tem etanolamina, que é um outro alcalinizante. Quando falo dessas máscaras da Haskell, estou falando de pigmentos que vão agir se sobrepondo ao fio", explica o expert, que lembrou a importância de adotar hábitos que prolonguem o efeito da máscara, que vão além de tendências como água micelar no cabelo ou usar babosa. "Não tem como colorir o fio e não usar nada para tratar da cor. É preciso ter atenção às altas temperaturas da chapinha e secador".
Para usar as máscaras, a dica é escolher a cor fantasia do cabelo e aplicar 1 vez por semana. "Eu vou usar essa máscara de pigmentação uma vez por semana, passando mecha a mecha, porque quero ter a cor bem viva", ensina o profissional. Já durante as outras lavagens, a dica é usar um tipo de shampoo que proteja os fios do desbotamento e do ressecamento. "Nas outras lavagens a pessoa vai utilizar produtos que vão proteger esse cabelo. Tudo que tem vitamina E é muito bom para cabelos coloridos, tudo que tem ácidos graxos, ômega 3 e 6", recomenda. Depois da aplicação, a dica de Sávio é usar um condicionador para fechar a cutícula dos fios. Por fim, vale fica atenta no uso da toalha e da fronha do travesseiro. "Como é uma ação superficial, não é recomendado deitar de cabelo molhado na fronha porque vai transferir, e na toalha também".
Quem tem cabelos coloridos também deve ficar atenta ao tipo de shampoo e leave-in usados na rotina de cuidados capilares. "Os shampoos, e leave-in's que devem ser utilizados são com propriedades antioxidantes, que minimizam a ação dos agentes externos. Na Haskell, temos uma linha que chama color revive, que é uma linha exatamente para cabelos coloridos, com um Ph equilibrado, vitaminas e óleos com ação antioxidante que retardam a perda de cor do cabelo colorido", indicou. Já em relação ao leave-in, o exert dá a dica. "Sempre que for expor o cabelo ao sol e a poeira, usar um leave-in ou reparador de pontas com filtro solar para ajudar a proteger o cabelo".
Cabelos com cor fantasia podem desbotar mais rápido no verão por causa do sol, da praia e da piscina. E com a estação mais quente do ano chegando, as dicas do expert da marca são valiosas. "O cloro da piscina é muito agressivo. A pessoa que tem o cabelo colorido tem que passar um finalizador com protetor solar para fazer uma película protetora em todo o cabelo. Ao sair da piscina o é ideal tomar um banho de água doce para tirar o excesso de cloro do cabelo e aplicar o leave-in, toda vez que mergulhar. Isso vai ajudar a proteger a cor e o fio. A mesma dica vale para o mar", conta.
(Apuração de Patrick Monteiro e texto de Beatriz Doblas)