Cuidar do cabelo platinado demanda tempo e cuidados específicos e, caso você já esteja no time das loiras pensando em voltar para o castanho, é preciso ficar atenta na hora da transformação radical.
"Todo procedimento químico requer sua atenção. Claro que a descoloração ela danifica mais e precisa de mais atenção porque se você não toma cuidado você pode quebrar e partir o fio. Mas quando você vai devolver a coloração pro cabelo, você precisa fazer uma pré-pigmentação antes, porque se você resolve passar um castanho ou a cor natural do seu cabelo em cima do descolorido, ele pode ficar esverdeado", destaca a hair stylist Gabi Balan, do TP Beauty Lounge.
Recentemente, a influenciadora Jade Picon passou por essa mudança antes de ir para o confinamento do "BBB 22". "O cabelo precisa de pré-coloração para receber toda proteína, já que está com a cutícula aberta e sensibilizado. Depois, no dia que for colorir, é feita uma pré-pigmentação que é com pigmento vermelho que vai neutralizar o cabelo e fazer com que ele não fique esverdeado", aponta a expert em beleza.
Após a preparação dos fios, o processo de tingi-los também precisa de atenção especial. "Feito isso, logo em seguida coloca-se a coloração desejada. É interessante sempre prestar atenção no tom, porque se ele tiver muito poroso, ele não vai ficar muito escuro de primeira, terá que repetir o processo de coloração.", detalha.
A especialista também indica os cuidados necessários depois de sair do salão. "Usar sempre produtos próprios para cabelos coloridos como shampoo, máscara e protetor térmico quando for usar as ferramentas como secador, babyliss e chapinha, porque o calor desbota o cabelo também. Intercale o uso dos produtos próprios para cabelos coloridos com shampoo e máscara de tratamento profundo.", sugere.
Outro ponto para ficar atenta é com um desbotamento natural da cor. "Considerando-se que o cabelo estava sem pigmento nenhum, provavelmente daqui 1 mês o cabelo vai estar mais claro do que está atualmente, obvio que não vai ficar loirão, mas não vai estar tão castanho como agora, vai tá mais claro. Mas os cuidados são esses, hidratar e produtos para cabelos coloridos.", indica.
Na estação mais quente do ano, também é importante minimizar os danos causados pela exposição ao sol com cosméticos específicos. "Também vale muito usar produtos com protetor solar, porque o sol desbota muito a cor do cabelo. Vale ressaltar que o processo de coloração não é tão agressivo como o de descoloração, mas claro, feito de maneira certa.", encerra Gabi.