Morreu por volta das 9h da manhã desta terça-feira (1º), aos 72 anos, a atriz Manoelita Lustosa. Mineira de Pirapora, a artista morreu em sua casa, em Belo Horizonte, após uma insuficiência respiratória. O corpo da artista será velado e sepultado no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.
Manoelita ficou conhecida ao atuar como Inês Oliveira, avó da pequena Salete, vivida por Bruna Marquezine na novela "Mulheres Apaixonadas", em 2003. "Eu lamento muito. Há muito tempo não falava com ela, mas lembro do quanto era um pessoa incrível e uma atriz maravilhosa", disse Bruna em entrevista à "Revista da TV", do jornal "O Globo".
Na trama de Manoel Carlos, que marcou a estreia de Bruna na TV, Manoelita era a mãe de Fernanda (Vanessa Gerbelli), uma mulher dura, fria, ambiciosa e insensível que raramente visitava a neta.
O último trabalho de Manoelita Lustosa na TV foi na novela "Dona Xepa", da Rede Record, em 2013, como Terezinha Cho. Antes deste, na mesma emissora, Manoelita atuou em "Balacobaco" (2012), "Vidas em Jogo" (2011), "Poder Paralelo" (2009) e "Amor e Intrigas" (2007).
Ainda de acordo com o jornal "O Globo", em 2013 Manoelita enfrentou um câncer linfático e se curou após ser submetida a uma cirurgia. Viúva, a atriz deixa três filhas, Manoela, Maria Bethânia e Mariana.