Bruna Marquezine está determinada: quer perder os cinco quilos que ganhou nas férias entre o final de "Em Família" e o início das gravações de "I Love Paraisópolis", próxima novela das sete. Para isso, ela está seguindo uma dieta sem glúten e proteína do leite e já sente os efeitos em seu corpo. "Não sei quantos centímetros perdi... Só sei que estou emagrecendo. As roupas estão ficando mais soltinhas, graças a Deus", festeja a atriz, sorrindo.
Eleita a mulher mais sexy de 2014 pela revista "VIP", Bruna continua com os exercícios físicos, como pilates e trabalho com personal, mas conta que se motivou a fazer a dieta mais por saúde do que por estética. "Preciso aguentar o pique das gravações, é muito puxado. Vou dormir tarde todos os dias e acordo cedo para gravar. Preciso estar bem e meu corpo voltou a pedir uma alimentação boa e exercícios", diz ela, que frequentemente ganha elogios por seu corpão.
Segundo Bruna, durante as férias, ela aproveitou para esquecer a dieta, mas o pior (ou melhor, dependendo da avaliação) aconteceu em Nova York, onde gravou cenas de "I Love Paraisópolis". "Lá, eu comi besteira o dia inteiro! Comi tudo o que podia e o que não podia também (risos). Sou fã de qualquer coisa que não posso comer", brinca, falando sério em seguida. "Agora quero manter um cardápio saudável e o início até que tem sido tranquilo. Como de tudo, então consigo substituir os alimentos", diz a atriz, que já desmentiu as musas que dizem não ter restrições alimentares.
Médica condena corte de glúten e lactose por modismo
Nutricionista de outras famosas, como Grazi Massafera, Sabrina Sato e Paolla Oliveira, Patricia Davidson Haiat conta que cortou proteína do leite e o glúten da dieta de Bruna Marquezine após exames da atriz apontarem uma intolerância a esses compostos. Também foram retirados do cardápio ovos (inteiros, nem gema e nem clara), camarão e alimentos fermentados, como vinagre e fermentos contidos em pizzas.
A especialista ressalta que as pessoas devem procurar um médico antes de cortar glúten e lactose de seus hábitos alimentares só porque famosas fazem isso. "Muita gente vem tirando esses componentes de maneira irresponsável porque se tornou uma moda, o que vai contra, inclusive, às determinações do Conselho de Nutrição", explica.
"Trabalho com cardápios personalizados em função dos resultados de exames. Só cortamos qualquer componente quando há uma necessidade verificada pelo exame que avalia 59 alimentos diferentes", completa a nutricionista, explicando que muitas pessoas desenvolvem essas intolerâncias a glúten e lactose a partir do excesso de consumo ao longo da vida de produtos com farinha de trigo, como pães, bolo e biscoitos, e de leite e seus derivados.
Nutricionista dá dica para evitar tentações: 'Barrinhas e shakes'
No caso de Bruna, a própria atriz já disse que "vira uma bolinha" quando não se controla e que engorda, principalmente, barriga e quadril. Segundo a nutricionista pães, biscoitos e sobremesas são os principais vilões para essas áreas. Para não sofrer tanto com a ausência dessas delícias, Patricia Davidson Haiat dá uma dica: "Ter sempre itens práticos à mão para carregar e comer quando a vontade vier, como barrinhas, frutas secas, castanhas em pacotinhos e shakes", diz.
"Mas também pode ceder de vez em quando. Isso não determina o hábito e nem a saúde dela. Na verdade, não há uma proibição. Tirar alimentos que temos intolerância de nossa dieta melhora sintomas em geral. Então a própria pessoa passa a não querer consumi-los mais diariamente", explica a nutricionista.
(Por Anderson Dezan)