O cineasta Brian De Palma comemora 73 anos nessa quarta-feira (11) em um momento especial da sua vida. O diretor voltará a trabalhar com Al Pacino 20 anos depois de "O Pagamento Final" (1993) e 30 após "Scarface" (1983).
De Palma vai dirigir a cinebiografia "Happy Valley", sobre o lendário treinador de futebol americano da Universidade da Pennsylvania Joe Paterno. O filme é inspirado na biografia do jornalista Joe Posnanski, "Paterno", que aborda a carreira de sucesso do técnico, mais vencedor da história do futebol americano universitário e considerado um dos maiores do esporte nos EUA (ele ingressou no Hall da Fama do Futebol Americano em 2006).
O longa também abordará uma polêmica na vida do treinador, quando foi acusado, em 2011, de acobertar, durante anos, os abusos sexuais contra jovens atletas cometidos por seu auxiliar, Jerry Sandusky. O escândalo resultou na demissão do treinador depois de 46 anos no cargo e ele morreu um ano depois, aos 85 anos, em 2012. A data de início das filmagens ainda não foi divulgada.
O diretor ainda lidando com críticas ao seu último filme, "Passion". O longa, que estreou ano passado nos Estados Unidos, foi recebido com hostilidade no 69º Festival de Veneza, onde recebeu vaias no final da primeira sessão para a imprensa. "Passion" é um remake de "Crime de amor" (2010), de Alan Corneau, sobre a luta de poder entre duas executivas que acabam revelando um clima erótico e sensual entre elas durante a narrativa. No elenco, a loira Rachel McAdams ("Meia-Noite em Paris") e Noomi Rapace ("Prometheus") interpretam a dupla.
Conhecido pelos clássicos sucessos como "Carrie, A Estranha"(1976), "Scarface" (1983) e "Os Intocáveis" (1987), esteve nas telonas pela última vez com "Guerra Sem Cortes", em 2007. Neste último, o diretor trabalhou a atuação de soldados norte-americanos na luta contra o Iraque com o pano de fundo midiático que cobria a guerra.
Em 2002, Brian dirigiu "Femme Fatale" com Antônio Bandeiras, ator que contracenará com o brasileiro Rodrigo Santoro em breve. Já em 2006, foi a vez de Scarlett Johansson ser dirigida por ele em "Dália Negra". Vale lembrar que a atriz ficou noiva recentemente e esteve no Festival de Veneza sob críticas e elogios.
Brian começou seus estudos acadêmicos em Física, mas passou para a cinematografia iniciando seus trabalhos com filmes independentes. Foi um dis primeiros a lançar o ator Robert De Niro nas telonas. Com influências declaradas de Alfred Hitchcock, é característico de seu estilo homenagear o mestre do suspense utilizando locações parecidas, técnicas e composições de câmera referentes ao diretor e personagens femininas parecidas com as loiras de Hitchcock.