Em "Joia Rara", Franz (Bruno Gagliasso) e Amélia (Bianca Bin) geram uma menina especial, Pérola (Mel Maia). Mas essa é uma história de amor proibido, que terá de superar muitas diferenças e obstáculos na próxima novela das seis da Globo, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção geral de Amora Mautner.
No início, os dois são opostos que se atraem. Amélia é uma moça pobre, desprendida e batalhadora. Já o milionário Franz é um rapaz mimado e materialista. Para viver esse romance, ele terá de confrontar o próprio pai, Ernest (José de Abreu).
Além disso, o casal provoca o ódio os vilões Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e Silvia (Nathalia Dill), mas dessa paixão nasce Pérola, que é uma menina é pura e preciosa. Segundo os monges budistas: ela é a reencarnação de Ananda (Nelson Xavie ), um líder espiritual do budismo. Com a ajuda da filha, os pais percebem que o amor que já os uniu um dia nunca acabou.
Também estão no elenco Carolina Dieckmann, Mariana Ximenes, Domingos Montagner, Thiago Lacerda, Caio Blat, Letícia Spiller, Luiza Valdetaro, Reginaldo Faria, Marcos Caruso e Tiago Abravanel, que viverá um malandro sedutor.