O São Paulo Fashion Week, que rolou no Arca, na Vila Leopoldina, terminou no dia 26 de outubro, mas deixou como legado várias tendências de make. O clássico batom vermelho foi queridinho desde os primeiros dias do evento e o acabamento matte reinou entre as marcas. Como a beleza dos desfiles está cada vez menos conceitual, com sombra, batom, blush, sobrancelhas e acabamentos de pele que a gente consegue usar no nosso dia a dia, já podemos incorporar todas essas trends! Vem ver!
Não tem jeito: a pele iluminada, que já vem se destacando nas últimas semana de moda, inclusive internacionais, foi a beleza da maioria dos desfiles dessa edição do SPFW. Para fazer esse efeito estilo glass skin, basta estar com o rosto muito bem hidratado e caprichar no iluminador (que pode ser em tom amarronzado para ajudar no look bronzeado). No desfile da Água de Coco, por exemplo, o rosto das modelos reluziam em cada cantinho do backstage, com o iluminador presente nas têmporas, no arco do cupido, no ossinho do nariz e na pontinha do queixo, para dar aquele efeito de rosto contornado e bronzeado.
O gloss está nas pálpebras há alguns verões e para quem ama essa trend, ela se confirmou no SPFW para os dias de calor em 2019 também: na Bobstore, por exemplo, o efeito molhadinho apareceu em cor de rosa, tom que muita fashionista já vem usando na maquiagem este ano. Já em algumas marcas do Projeto Estufa, as cores foram mais intensas: em Lucas Leão, a cor escolhida foi um amarelo claro, com o efeito cremoso e molhado como arremate, enquanto outras marcas do Estufa usaram o coral em toda a pálpebra, até o côncavo. Nos bastidores, os experts nos contaram: usa-se uma sombra opaca tradicional e, depois, finaliza-se com um gloss, de boca mesmo, para dar o efeito iluminado.
Atemporal e democrático, o batom vermelho foi destaque em vários desfiles nessa edição. Two Denim e Korshi 01, por exemplo, deram sinal aberto para que a cor preencha a maquiagem de verão. As duas grifes apostaram no batom matte, com acabamento bem fosco e sequinho, como foco principal da make, que apareceu com a pele natural e com quase nada nos olhos. Já Lino Villaventura ousou: as tops da marca surgiram com um batom vermelho mais fechado e com acabamento em glitter, trend que apareceu semanas antes nas Fashion Weeks internacionais.
(Por Beatriz Doblas)