A glass skin, que é a pele iluminada do momento, surgiu com as coreanas: é como se fosse uma pele vitrificada, efeito que já tomou conta do universo dos cabelos com o glass hair - que são os fios extremamente brilhantes. "É aquela pele que parece que estar superbem cuidada, com pouca maquiagem, que é bonita de dentro para fora. A pele vem mais leve e mais iluminada, com primers iluminadores, hidrantes iluminadores em pontos específicos da pele e primers pra tirar a aparência dos poros. Essa é a tendência", conta a maquiadora Ju Rakoza. Apesar da make com pontos de cor também ser hit da estação, a glass skin é opção perfeita para os dias de calor. Já se apaixonou pela trend? A expert deu o caminho das pedras para te ajudar a copiar esse efeito sozinha. Spoiler: também tem dicas para caprichar nas sardas falsas e no glow no ombro e no colo!
É claro que o iluminador é essencial para um efeito glass, mas a pele precisa estar bem cuidada, e isso inclui aplicar hidratantes e primers. "Um bom hidratante, tanto para os olhos quanto para o rosto. E aí, já parte para os primers que dão luminosidade à pele, tem vários que vão criar o efeito de brilho que vem de dentro, que é o efeito iluminado da glass skin. Geralmente, são primers líquidos, que você passa logo depois dos hidratantes", indica.
A vantagem da pele iluminada é que não é preciso de tantos produtos para criar o efeito. "Uma base bem leve para não ficar com a aparência carregada, porque é como se fosse a pele mesmo, a base é mais fluida só para tirar as imperfeições. E aí, entram os iluminadores líquidos ou cremosos por cima da base e do corretivo. Na sequência, um blush cremoso, que dá um viço na pele. Essa composição é que faz a pele ficar dentro dessa tendência", ensina Ju. Sobre os iluminadores, que precisam ser em bastão ou líquido, ela dá a dica para cada tom de pele. "Eu prefiro os perolados para as mais branquinhas, o dourado e o mais rosado para as morenas e o dourado e bronze para as negras, para não dar tanto contraste de cor. Perolado nunca para a pele negra", ensina.
Produtos anotados? Agora, aprenda o passo a passo da maquiadora. "Eu começo hidratando tudo, pele olhos e boca. Na sequência, uso primer iluminador só nos pontos altos, nas têmporas, no centro do queixo e no alto do nariz. Passo a base com pincel e começo a iluminar a pele. Vou com um iluminador cremoso no alto das têmporas, no nariz, no arco do cupido e no centro do queixo, e aplico o blush cremoso. Se eu quiser um iluminado muito acentuado, eu vou com iluminador em pó por cima do iluminador cremoso. Mas, se quiser ficar na sequência glass skin, é legal manter o iluminado com uma textura cremosa, para parecer que é um brilho da pele", ensina. Na hora de iluminar os ombros e o colo, Ju dá a dica: "Várias marcas estão lançando produtos para passar no ombro e na clavícula, que são os iluminadores com textura cremosa. Sempre vai valer como tendência, para foto principalmente!".
A febre das sardas falsas rolou nos últimos verões, já que os pontinhos marrons são uma característica natural da pele. E para 2019, segundo a expert, elas seguem como trend máxima. "Estão bombando, já era tendência antes e agora caiu na tendência da internet. É super bacana. Pode usar escova de dente para fazer as sardinhas, pode molhar a sombra marrom, passar na escova de dente e pressionar a escova no rosto. Ela vai marcando as sardinhas de forma irregular, que é o mais importante", ensina.
(Por Beatriz Doblas)