Bruna Griphao é uma das participantes em alta no "BBB 23" e, entre os assuntos que vem agitando a web durante a participação da atriz, está o corpo definido. Adepta de uma rotina de treinos intensas, a "sister" também tem na drenagem linfática como um de seus tratamentos para cuidar do corpo. Até mesmo dentro da casa, ela aderiu à autodrenagem.
Responsável por esse tratamento estético na rotina pré-confinamento da atriz, a especialista Raquel Umb - que coleciona famosas em sua lista de atendimentos - conversa com o Purepeople sobre os cuidados de Bruna Griphao.
Segundo a massoterapeuta e aromaterapeuta, a disciplina é essencial. "A gente tinha uma rotina de drenagem semanal, umas quatro por mês. A Bruna é muito regrada com atividade física e às drenagens: durante as gravações de 'Nos Tempos do Imperador', quando a agenda dela era mais apertada, a gente sempre achar um espaço para conseguir fazer as sessões", aponta.
Raquel explica que, além da questão estética, a drenagem é associada à aromaterapia e, por isso, pode ajudar em questões físicas, mentais, emocionais. "Por exemplo: veio de um treino e estava com fadiga muscular, a gente escolhia um blend de óleos que potencializasse o efeito da drenagem, desinchando e melhorando a circulação sanguínea", conta.
Em Bruna, a drenagem era feita com o Bee Youtiful, desenvolvido pela especialista. "Esse óleo possui ação desintoxicante, antiinflamatória, reduz a retenção de líquidos, melhora e combate a celulite e traz equilíbrio para a oleosidade da pele. E o aroma dele também reduz a ansiedade e o stress", destaca.
Raquel também explica que muitas pessoas associam, erroneamente, drenagem ao emagrecimento. "São coisas diferentes. Nessa surgem os mitos, como o de que dá para perder gordura pela urina: isso é impossível", analisa.
"Além disso, as pessoas associam inchaço a percentual de gordura. Mas a gente incha independentemente do nosso percentual de gordura. Existem outros fatores que podem nos fazer sentir um corpo mais retido: existem fatores genéticos, hormonais e até mesmo alguns tratamentos. Muitas vezes, a drenagem é procurada pelo resultado estético, mas drenagem é saúde", assegura.
Os resultados da drenagem linfática costumam a impressionar em fotos e, segundo Raquel, eles dependem de alguns fatores, como técnica utilizada e o metabolismo de cada pessoa. "Em média, das pessoas que fazem o tratamento comigo, esse resultado de antes e depois apresentado na foto ainda melhora, de três a quatro dias, e depois o corpo vai voltando. Por isso, indico as sessões semanais", diz.
Além disso, uma rotina saudável é essencial. "Beber bastante água e sempre optar por comida de verdade: descascar mais e desembalar menos! O sódio é um grande vilão da retenção de líquidos e os produtos industrializados contém mais sódio. E fazer atividade física, que vai ajudar muito também na circulação e retenção", lista Raquel Umb.
E engana-se quem acredita que a atriz não deixou os cuidados com o corpo de lado durante o confinamento. "Já vi ela fazendo movimentos de autodrenagem na casa, também vi ela fazendo a automassagem para ajudar com intestino preso. A pessoa que aprende eles, consegue fazer em qualquer lugar do mundo e obtem resultados imediatos", destaca Raquel, que tem um curso especializado na técnica já feito por mais de mil alunas.
Ao finalizar, a especialista faz um lembrete: "A autodrenagem tem as mesmas contraindicações da drenagem linfática: não é recomendada para pós-operatório, sempre com o acompamento prévio de um profissional".