Para dar vida à revolucionária Cátia na supersérie "Os Dias Eram Assim", Barbara Reis enfrentou uma dieta restritiva. A atriz de 27 anos emagreceu 13 quilos em apenas 2 meses cortando alguns alimentos de suas refeições, assim como Xuxa, 7 quilos mais magra após tirar o chocolate do dia a dia. Em entrevista ao Purepeople, ela conta como foi o processo de transformação do corpo com a dieta radical.
Na trama que retrata a ditadura militar - com direito a cenas de tortura dos personagens -, Barbara é uma jovem de 19 anos e decidiu por conta própria adaptar seu corpo para a personagem. "Eu precisava emagrecer mas não tinha nada definido. Foram 13 quilos mas era para ter sido até menos. Precisava aparentar mais fragilidade e eu, como sou uma mulher alta, achei importante emagrecer para encaixar melhor na idade dela", afirma a intérprete de Cátia, par romântico de Gustavo (Gabriel Leone) na história. "Não fui obrigada a perder peso. Isso foi sugerido e eu aceitei como um desafio da profissão. Além disso, como mulher, a gente sempre quer perder um pesinho e eu fiquei superfeliz com o resultado."
A atriz levou pouco tempo para conseguir alcançar o resultado final: apenas 2 meses, divididos em duas etapas. "Em 1 mês e meio eu consegui eliminar 6 quilos cortando besteira, industrial, glúten e lactose para desinchar. Depois foram 20 dias muito restritos, com 500 calorias por dia. Até eu me acostumar foi difícil, mas eu tinha um propósito maior", fala a artista que viveu Doninha em "Velho Chico". Em parte do processo, ela manteve a rotina de exercícios físicos, mas precisou abrir mão das atividades no período mais crítico: "Na reta final eu não fazia exercício porque me sentia fraca. Quando o corpo se habituou, passei a fazer caminhada leve e musculação. Agora eu já voltei a fazer luta, corrida e musculação mais pesada".
No enredo em que é contada a conturbada história de amor entre Alice (Sophie Charlotte) e Renato (Renato Góes), também tem espaço para retratar o romance de Cátia e Gustavo, o estudante acusado de subversão que precisa se exilar. Para Barbara, os momentos intensos dos dois tem fogo para arder e poesia para encantar. "Ao contrário do que podem esperar de uma novela das onze, são cenas cenas quentes e poéticas. Os momentos são de muito bom gosto. Tem um misto de amor, desespero, força, paixão e saudade dos dois, já que eles enfrentam juntos a dificuldade do exílio", conta.
(Por Carol Borges)