Benedito Ruy Barbosa é um autor conhecido por suas obras rurais de sucesso na Globo. Atualmente, o remake de 'Cabocla, exibido no Vale a Pena Ver de Novo, é assinado pelo novelista com colaboração de suas filhas: Edmara e Edilene Barbosa. Além disso, ele é o responsável por clássicos como 'Terra Nostra' e 'Renascer', que ganhou uma nova versão em 2024.
Mas, muito antes disso, Benedito assumiu a autoria da novela 'Voltei pra Você' nos 45 minutos do segundo tempo. A trama, que estreou em 10 de outubro de 1983, há 41 anos, era assinada por Teixeira Filho. O responsável diretor adoeceu quando trabalhava, fazendo com que a obra caísse no colo de Benedito.
De acordo com o site Memória Globo, Benedito viajou até a cidade mineira de São João Del Rei, onde o folhetim foi ambientado, para conhecer os hábitos e culturas da região. Dez dias depois da viagem, ele começou a escrever sua versão.
Para contar uma história que tivesse mais o seu perfil, o autor de 'Pantanal' trouxe personagens de outra trama assinada por ele, 'Meu Pedacinho de Chão'. Na ocasião: Serelepe, Pituca, Zelão, Tuim, Coronel Epa e Padre Santo, sendo papeis emblemáticos da história, ganharam uma nova trama. Paulo Castelli e Cristina Mullins foram os protagonistas da história.
No livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, o autor declarou a dificuldade para pegar um projeto já em andamento: "Escrevi uma novela para um elenco que não tinha escolhido, ambientada em um cenário que não era o meu. (...) Se não me engano, tomei uns 75 litros de vodca para terminar essa novela. Pergunta para a minha mulher. Ela guardou todas as garrafas para me mostrar no final da novela. Quando vi, nem acreditei", desabafou.