Com suas constantes aparições nas redes sociais, José Mayer volta e meia lembra algum personagem memorável entre tantos de sua carreira. Na noite desta terça-feira, 10, o ator recordou uma cena com Patrícia Pillar , que vivia sua mulher, Ester, na novela 'Pátria Minha', recentemente incluída no catálogo do Globoplay .
Na história, Pedro era um idealista que deixa os Estados Unidos para embarcar novamente com a família ao Brasil, mesmo a contragosto da esposa. Por aqui, eles residem em um terreno onde será desativado por ordem do vilão Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), com quem começa a travar uma disputa até o fim da trama.
No Instagram, o ator comemorou a chegada da novela de Gilberto Braga com um simples "É bom rever Pátria Minha", no entanto, seguiu a legenda do post criticando a Globo e outros canais de TV por não pagarem os direitos dos artistas pelas respectivas reexibições. "...é lamentável constatar que as redes de televisão no Brasil não pagam aos artistas segundo as normas internacionais de direitos de imagem pelas reexibições de seus trabalhos!".
A propósito, 'Pátria Minha' é marcada por diversas curiosidades, entre elas, a briga de Vera Fischer e Felipe Camargo, respectivamente, Lídia e Inácio. Em crise na época, o casal da vida real precisou sair da trama por indisciplina.
Após a postagem, uma enxurrada de comentários marcou a rede social do artista, sendo a maioria elogiando-o pelos seus trabalhos. No entanto, a crítica também repercutiu, como a citação do cantor Flávio Venturini. "Época de ouro".
Não é de hoje que as emissoras de TV são acionadas na Justiça pelo pagamento por obras durante as reexibições futuras. Muitos profissionais contratados pela Globo, por exemplo, questionam o valor pelos direitos de imagem e direitos autorais, principalmente que agora, além da reprise no Vale a Pena Ver de Novo, há exibições no Viva e no Globoplay.
As atrizes Maria Zilda Bethlem, Elizângela , Felipe Folgosi, entre outros, já entraram em discussão com a emissora pela baixa quantia paga pelas reapresentações de novelas no streaming.
A reclamação não se resume apenas aos atores. Há anos, os autores também exigem seus direitos, como, em 2021, quando Marcílio Moraes comemorou por ter sido procurado pela vênus platinada para acertar suas contas. O novelista é responsável por obras de sucesso como 'Sonho Meu', de 1993.
Em relação aos pagamentos de seus contratados, a Rede Globo de Televisão respondeu ao Purepeople em comunicado:
"A Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na TV Globo ou exibidas nos canais pagos e no Globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora."