A novela "Gênesis" chega ao capítulo 130 na próxima segunda-feira (19), quando completa 6 meses no ar já exibindo sua sexta e penúltima fase e reunindo mais de 400 atores no elenco. Entre eles está o gaúcho Cristiano Garcia, intérprete de Nader, filho de Omar (Marcello Airoldi) e neto de Abimeleque (Leonardo Franco), que por pouco não ordenou a execução de Isaque (Guilherme Dellorto) e ao mesmo tempo impede o neto de ter uma vida sexual, embora ele tenha um vasto harém.
"Foi mais uma questão de olhar para o personagem e sua construção. Ter o avô cheio de mulheres no harém e não deixar que ele olhe para nenhuma mulher, com medo que o Nader se apaixonasse por alguma e fugisse como o pai dele", resume o ator em entrevista ao Purepeople. Colega de elenco de veteranos e estreantes como Bruna Perdigão (a sofrida Lia), o artista lembra que seu príncipe virgem foi criado pelos autores da trama.
"(Como não existe na Bíblia o Nader), fomos para a pesquisa de construção de personagem, juntamente com todo feedback da equipe, direção, nossa preparadora de elenco e o texto, cada um com sua extrema importância", detalha. "E de minha parte, a indagação e construção do Nader ser um virgem de 30 anos, porque todo estudo indicaria que ele não teria contato com mulheres, sexualmente falando", explica Cristiano, que dividiu o papel com Jean Michel.
Para o artista, o relacionamento Abimeleque-Nader é de extremo afeto. "Uma relação quase de pai para filho, Nader já nasceu herdeiro, salvou seu pai da morte ainda na barriga de sua mãe (Leora, vivida em uma das fases por Clara Galinari). Nader foi ensinado a ser rei e tem todos os ensinamentos dos nobres filisteus do palácio, bem como todos os ensinamentos por parte do povo de Abraão através de seu pai e mãe. Sim, ele tem a pretensão e quer ser rei", aponta.
E se diverte ao ser questionado da reação de alguma telespectadora que confunda realidade com ficção. "(Risos) Não, são, sou ingênuo quanto a isso, acredito que terei talvez algum questionamento sobre o Nader ser um virgem de 30 anos, hoje em dia muito difícil acontecer, mas não impossível. Cada um tem a seu pensamento sobre sexualidade e tem que se respeitar... Claro que se acontecer na web algo parecido, vou saber lidar, sou receptivo as pessoas que vem falar comigo sempre, desde que nunca falte respeito", garante.
Segundo Cristiano, o trabalho inspirado no Livro Sagrado lhe provocou reflexões. "A novela faz com que tenhamos que pensar e repensar, são muitos ensinamentos que saem do papel e vem para uma quase realidade que saltam aos olhos. Tenho refletido muito a cada história que acompanho na trama", afirma.
"Inclusive, nem tudo está na Bíblia e temos que entender que existem historias feitas para compor a novela e os autores estão de parabéns, pois estão conseguindo alinhar os ensinamentos bíblicos com alguns que podem ser atuais, como o comportamento humano da época que é exemplificado nos dias de hoje na nossa população, tanto para o bem, quanto para o mal", festeja ele, formado em Administração e que praticamente concluiu Controladoria, faltando só a monografia.
O adiamento se deu ao reencontro com as artes. "Ser artista, atuar, trabalhar como ator chegou primeiro em minha vida, já na escola nós chegamos a fazer um trabalho de artes e gravamos cenas de 'Barrados no Baile' (série icônica dos anos 1990), ali começou a minha paixão pela arte", recorda.
"Tive que parar por um tempo, questão financeira, e foi aí que entrou um plano B sem estar planejado (risos). Voltei em 2009 com tudo para minha arte e estou trilhando este caminho, dele não quero sair mais, a não ser que a vida me apresente outras coisas e tenha que mudar o rumo", pondera.