Como está sua capacidade de comunicação? Você tem conseguido atingir seus objetivos? Segundo a treinadora de oratória Fran Rorato, um dos exemplos de grande capacidade de comunicação, atualmente, é Arthur Aguiar.
O participante do "Big Brother Brasil 22" tem conseguido driblar as adversidades do jogo se comunicando com o público de forma estratégica, para atingir o objetivo final, que é ser vencedor do reality.
Não é por acaso que o discurso do ator tem sido chamado de oratória de milhões, pois, por meio dela, tem trilhado o caminho do sucesso, assim como quem tem uma comunicação estratégica pode, por exemplo, se sobressair na empresa onde trabalha.
"Arthur é uma demonstração diária de como a aplicação correta das técnicas de oratória não só podem como, realmente, transformam a forma como uma pessoa se posiciona e é vista pelo mundo", afirma a dona da Vox2You em São Paulo.
Para ter essa boa comunicação, Arthur usou 4 técnicas da oratória, que Fran Rorato lembra, devem ser usadas no nosso dia a dia, conforme nossos objetivos. São elas: storytelling, modulação de voz, dicção e objetividade. A empresária explica item a item como o artista as usou:
Storytelling: "Arthur nada mais fez que contar uma história, unindo, em seus diálogos, sedução e emoção, pontuando os fatos com elementos essenciais, como tempo x espaço, protagonista x antagonista";
Modulação de voz: "Arthur soube usar tipos de vozes nos momentos certos, para dar mais clareza em suas colocações, fossem elas de defesa de jogadores inimigos ou falas de seus próprios aliados";
Dicção: "Articulando e pronunciando suas palavras de forma clara e precisa, Arthur dá aula de como a boa dicção pode mudar a imagem de alguém. Seja nos discursos ao vivo ou nos momentos gravados, sua oratória surpreende até mesmo seus aliados de jogo";
Objetividade: "Indo direto ao ponto e sem rodeios de onde quer chegar, o participante escolhe muito bem suas palavras, fazendo o uso, inclusive, de sinônimos pertinentes à situação (por mais tensa que ela seja".
Segundo Fran Rorato, todas as habilidades na oratória de Arthur Aguiar podem ser aplicadas se você, por exemplo, quiser se destacar no trabalho.
"A gente logo consegue identificar em uma empresa, quem domina de forma estratégica a oratória, pois a pessoa se destaca demais. São elas, em geral, que brilham por onde passam, se destacam em reuniões, ou crescem rapidamente na empresa onde estão", conclui a especialista.