Se você mora em um lugar muito quente, onde o calor não dá trégua, é possível que você sinta os efeitos dentro de casa. E como deixar o seu cantinho mais fresco e confortável para encarar as altas temperaturas? É mais simples do que parece! Com a ajuda de experts, o Purepeople separou 5 dicas de decoração para te ajudar. Confira!
Se você quer que os ambientes tenham uma vibe mais refrescante e suave, a melhor pedida e investir em itens de cores claras. Para quem está pensando em tons para a parede, a arquiteta Carina Dal Fabbro aponta o coral como uma tendência. "É uma tendência, mas não existe regra. Todos os tons claros trazem a sensação de frescor e cabe ao morador escolher conforme seu gosto", indica a profissional.
Ainda sobre o tópico cores, você não precisa mudar a casa inteira só para deixá-la mais refrescante para o verão. Uma dica prática para criar uma atmosfera mais veranesca é apostar em tecidos mais leves, como cetim e algodão, como sugere a arquiteta Júlia Guadix. "Para quem tem sofá de couro ou mais escuro, é possível cobri-lo com xale ou uma manta mais leve, como aquelas produzidas artesanalmente, para criar uma atmosfera fresquinha no ambiente".
Nada como um ar-condicionado potente para amenizar o calorão, certo? No entanto, de acordo com a arquiteta Pati Cillo, o bom e velho ventilador substitui sim o eletrodoméstico, de preferência em locais de costas para a janela. "Além do ventilador que podemos levar de um lado para o outro, podemos considerar também a instalação de ventiladores de teto em cômodos como sala de estar e dormitórios, além dos umidificadores, que colaboram na diminuição do calor, propiciando conforto térmico". Vale ressaltar, no caso do umidificador, que seu uso prolongado pode provocar malefícios para a saúde. "O melhor mesmo é quando podemos contar com a ventilação natural. Janelas e amplos vãos de porta contribuem para uma casa bem arejada e saudável", conta a expert.
Cultivar plantas em casa é um jeito de trazer mais frescor e bem-estar para o seu cantinho. E a arquiteta Júlia incentiva: quanto mais, melhor! "O valioso é ter uma combinação de espécies, sempre lembrando que, quanto maior o tamanho da folha, mais a plantinha respirará. Uma sugestão também é escolher uma parede para um jardim vertical". As espécies mais indicadas para ambientes internos são Jiboia, Avenca, Begonia, Samambaia, Costela de Adão e Filodendros, entre outras.
Se a sua casa não conta com uma boa iluminação natural, a dica é levar essa sensação para dentro do lar. A arquiteta Carina indica a luz branca quente, que é a mais próxima do natural. Outras opções são luzes incandescentes ou mesmo pendentes, que, além de economizarem energia, trazem uma atmosfera mais gostosa e fresquinha para a casa.
(Por Marina Couto)